domingo, 15 de junho de 2014

Aula 22 – Multiplicação de pães e peixes

Aula 22 – Multiplicação de pães e peixes




Texto Bíblico:
 “Para Deus nada é impossível” Lucas 13.24
"Portanto, meus irmãos, continuem fortes e firmes. Estejam ocupados no trabalho do Senhor, pois vocês sabem que tudo o que fazem no serviço do Senhor sempre tem proveito". (1 Co 15:58)

Objetivos:
Cremos no Deus de milagres! Um Deus que conhece nossas necessidades e nos ajuda em meio a todas as dificuldades, mesmo quando elas parecem muito difíceis de serem resolvidas. O milagre da multiplicação dos pães e peixes mostra que Jesus além de saciar nossa fome espiritual, ele também tem poder pra fazer o milagre de saciar da nossa fome física. Além disso, vemos um menino que aos olhos da sociedade talvez nem fosse tão valorizado, porém, ele foi disponível e o Senhor usou de forma milagrosa. É esse Deus que servimos! Vamos louvá-lo com alegria, afinal, o Espirito Santo é nosso melhor amigo!

Leitura Bíblica João 6:1-14
Muitas pessoas, com suas roupas coloridas, estavam assentadas na grama verdinha. Elas estavam ali, desde bem cedinho, ouvindo Jesus ensinar. Jesus ensinou o dia inteiro, ninguém saiu dali, ninguém comeu. As pessoas queriam ficar ouvindo Jesus. Os ajudantes de Jesus, os discípulos, falaram: - “Jesus a multidão está com fome. Fala para as pessoas irem para suas casas. Aqui não há nenhum lugar onde se possa comprar comida”. Jesus sorriu e disse:- “Por que não damos comida a elas”?  “Não é possível. São mais de cinco mil pessoas”- disseram os discípulos. –“Alguém tem alguma coisa para comer aqui”? - perguntou Jesus. André falou: -“Um menino trouxe um lanchinho. Cinco pães e dois peixinhos assados”. –“Tragam-me esse pequeno lanche” – pediu Jesus. -“Meu lanche para Jesus... claro que dou”- disse o menino. Jesus deu graças a Deus por aquele alimento, abençoou o lanche e começou a repartir os pães e os peixes. Os discípulos distribuíram entre as pessoas aquele lanche, que foi abençoado por Jesus. Todos comeram muito aquele lanche gostoso, ninguém ficou com fome e ainda  sobraram doze cestas cheias de pão e peixe. As pessoas falaram: -“Jesus é maravilhoso, ele é aquele que Deus prometeu”. Os discípulos de Jesus tinham certeza que ele era o Filho de Deus.

APLICAÇÃO: Nós devemos agradecer a Deus porque enviou o seu Filho para nos ensinar a ficar pertinho de Deus. Os ensinamentos de Jesus alimentam o nosso coração.

FONTE: A Bíblia Sagrada. Bíblia Ilustrada Infantil.



Fonte: http://blogtiale.blogspot.com.br/2010/08/o-menino-e-seu-lanche-multiplicacao-dos.html

O MENINO E SEU LANCHE - MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES - MILAGRES DE JESUS

  O garoto dessa história tinha apenas cinco pães e dois peixes para oferecer a Jesus. Todos nós, mesmo nas nossa limitações, temos algo a oferecer a Jesus: nossos dons, nosso corpo, nossa inteligência, nosso vigor, nossos bens, nosso tempo, etc. Tudo que temos, pouco ou muito, deve ser dado para Jesus. E podemos ter certeza que tudo que fazemos para Deus não é em vão. "Portanto, meus irmãos, continuem fortes e firmes. Estejam ocupados no trabalho do Senhor, pois vocês sabem que tudo o que fazem no serviço do Senhor sempre tem proveito". (1 Co 15:58)


Ler: Mt 14:15-21; Mc 6:30-44; Lc 9:10-17; Jo 6:1-15
 
Versículo para DECORAR: "Deixai vir a mim os pequeninos...pois dos tais é o reino dos céus". Lc 18:16.
 
APLICAÇÃO: Ensinar que todos têm o que oferecer a Deus.


Introdução

Eu trouxe uma surpresa para repartir para vocês. (Professor, distribua balas).
É importante aprendermos a repartir como nossos amiguinhos e irmãos o que temos.
Na história de hoje, vamos ouvir de um menino que tinha algo e ofereceu a Jesus.

Desenvolvimento


Contar sobre Mt 14:15-21; Mc 6:30-44; Lc 9:10-17; Jo 6:1-15.

Conclusão

Vocês sabiam que Jesus ama todas as pessoas e quer que nós nos amemos uns aos outros! Nós podemos demonstrar amor quando repartimos o que temos. Por exemplo: repartir nossos brinquedos, nosso lanche, nosso lápis.
Deus fica feliz quando repartimos as coisas.


(Fonte: Editora Cristã Evangélica)
Fonte: http://apascentarospequeninos.blogspot.com.br/2012/01/multiplicacao-dos-paes.html

Multiplicação dos Pães


Jesus alimenta 5000

Jesus convoca seus apóstolos a uma missão especial, a de pregarem e ensinarem acerca do Reino de Deus. Ainda deu-lhes autoridade para curarem e expulsarem os demônios. Ao retornarem contam maravilhados os milagres realizados e a recepção calorosa dos ouvintes. Então atravessam o mar da Galiléia com destino a Betsaida, talvez para descansarem um pouco. Mas a multidão logo soube e partiu ao encontro de Jesus na outra margem, chegando até mesmo primeiro do que ele. A multidão testemunha tantos milagres e maravilhas realizados por Jesus, por isso o seguem.


Jesus vê a multidão e a necessidade, tanto material como espiritual. Ele até afirma que: - “... são como ovelhas que não tem pastor!” Compadecido e desejoso de ampará-los segue a um monte próximo e passa a ensiná-los.


O ensino se prolonga até à tardinha. Isto causa certo incomodo a ponto de Filipe ir falar com Jesus sobre a possibilidade de dispensá-los para que fossem se alimentar nas aldeias circunvizinhas. Jesus ordena que eles (os apóstolos) os alimentassem. Filipe o aborda informando até mesmo o custo para alimentá-los considerando é lógico todas as improbabilidades (dinheiro, lugar, quantidade).


Estavam ali reunidos aproximadamente 5000 homens, fora as mulheres e crianças. Então Pedro intervém comunicando que está ali um menino que tem 5 pães e dois peixes.


O mestre solicita a presença do menino, que lhe é apresentado rapidamente.


O Senhor Jesus ao tomar o pão, abençoou, deu graças, e o repartiu. De igual forma tomou os peixes abençoou, deu graças e o repartiu.


Para que todos se alimentassem foi necessário que se organizassem em grupos e se assentassem na grama (era o período da estação da primavera e da páscoa).


 Num momento ímpar e diante de seus olhos, como num passe de mágica, o pão e o peixe se multiplicaram. E quanto mais se dividia mais aumentava.


Após se organizarem todos, receberam o alimento, alimentaram e saciaram-se todos, ao ponto de sobejar.


O pão e o peixe era a forma simples e de baixo custo para se alimentar. Era uma refeição para pessoas pobres. Jesus reconstrói a idéia do maná e das codornizes que foram alimentos nas mediações do monte Sinai. Também traz a memória à ceia. Tudo precedeu a morte do precursor do messias, o profeta João Batista.


Jesus notando que estavam saciados e vendo que haviam sobrado 12 cestos solicita que o guardem, para uma outra ocasião. Além da multiplicação, fartura e um não ao desperdício.


A ação causou grande temor e se ouvia falar: “Este é o profeta que havia de vir!” Naturalmente Jesus se retira em particular e sozinho. Quantas lições preciosas em uma lição.




http://portalsementinhakids.com/2009/03/multiplicacao-de-paes-e-peixes/

MULTIPLICAÇÃO DE PÃES E PEIXES

março 20, 2009 em Uncategorized por sementinhakids








Video:
Midinho:




Fontes:
http://apascentarospequeninos.blogspot.com.br/2012/01/multiplicacao-dos-paes.html
http://portalsementinhakids.com/2009/03/multiplicacao-de-paes-e-peixes/
http://www.escoladominical.net/search.php?searchid=267058&pp=&page=2
http://escoladominicalinfantil.blogspot.com.br/2013/05/a-multiplicacao-dos-paes-e-dos-peixes.html
http://blogtiale.blogspot.com.br/2010/08/o-menino-e-seu-lanche-multiplicacao-dos.html

Relacionando com a Segunda Doutrina!
JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO

Rosto do LEÃO:
Contemplamos o Batizador poderoso com o Espírito Santo e com Fogo.

JESUS CRISTO, O BATIZADOR NO ESPÍRITO SANTO
Jesus Cristo como Batizador no Espírito Santo é tipificado no ROSTO DE LEÃO.
Temos o seguinte esboço para o estudo desta doutrina:
A . O “rosto de leão” = Jesus Cristo o Batizador no Espírito Santo.
B . Evangelho = JOÃO
C . Como apresenta Jesus = Como “Filho de Deus”
D . Símbolo do Batismo no Espírito Santo = Pomba
E . Cor simbólica na bandeira = Ouro (amarela)

A . O segundo rosto que Ezequiel viu foi o “ROSTO DE LEÃO” representando Jesus Cristo como Batizador no Espírito Santo. Quando lemos na Palavra de Deus que Sansão, Davi e Benaia mataram um leão (Juízes 14:5-6, I Samuel 17:34-36, II Samuel 23:20), sempre pensamos que pessoas muito valentes; isto porque o leão é símbolo de força e poder. O primeiro e o último livro da Bíblia falam de Jesus como leão. A profecia “Judá é um leãozinho” (Gên. 49:9) é referente a Jesus, que viria da tribo de judá. Será cumprida ainda no futuro, como lemos no último livro da Bíblia:
“E disse-me dos anciões: Não chores, eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu para abrir e desatar os sete selos”. (Ap. 5:5)
Este Leão que disse: “É me dado todo o poder no céu e na terra” (Mat. 28:18), foi reconhecido por João Batista como o Batizador no Espírito Santo: ” … Aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu… Ele vos batizará com o Espírito Santo…” (Mat. 3:11).
Nos últimos dias do seu ministério Jesus disse: “… Convém que eu vá, porque se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas se eu for enviar-vo-lo-ei”. (João 16:7).
Pouco antes de Sua ascensão, Jesus disse: ” …na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo não muito depois destes dias”. (Atos 1:5) Jesus considerou tão importante o Batismo no Espírito Santo que ordenou aos Seus discípulos: “Ficai, porém, na cidade de Jerusalém até que do alto sejais revestidos de PODER”, (Lucas 24:49)
Esta promessa concretizou-se no Dia de Pentecostes. Vejamos o relato em Atos 2:1-4. “E cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e de repente veio do céu um som, como de um vento veemente impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”. Está ainda de pé a mesma promessa? Sim; “Porque a promessa voz diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar”. (Atos 2:38-39)
Esta preciosa promessa tornou-se realidade desde os tempos apostólicos. Vejamos os acontecimentos em Samaria, Cesaréia e Éfeso:
Um ano após o Pentecostes, em Samaria, os samaritanos “receberam o Espírito Santo”. (Atos 8:1-24). O falarem línguas como manifestação do Espírito é evidente, porque Simão, o mágico, ofereceu dinheiro pelo poder de transmitir este dom manifestado diante de seus olhos.
Oito anos depois do Pentecostes (Atos 10:1-48), em Cesaréia, Cornélio, um gentio, com “muitos que ali se haviam ajuntado”, estavam ouvindo as palavras de Pedro, quando caiu o Espírito Santo sobre eles e”… todos quantos tinham vindo com Pedro maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios… Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus”. (Atos 10:44-46).
Vinte anos depois do Dia de Pentecostes (Atos 19:1-6), em Éfeso, veio o Espírito Santo sobre uns doze varões que estavam ouvindo a palavra de Paulo, e “falavam línguas e profetizavam”… (Atos 19:6).

B. O EVANGELHO de João apresenta Jesus, o Batizador “que batiza com o Espírito Santo”. (João 1:32-33).
C. João apresenta Jesus, o Batizador, como “FILHO DE DEUS” e afirma: “Estes, porém foram escritos para que creias que Jesus é o Cristo, o FILHO DE DEUS”. (João 20:31). Seu Evangelho foi escrito para os crentes de todas as raças, línguas e tribos. João não apresenta a origem humana de Jesus, mas abre o seu Evangelho com a afirmação positiva de Sua divindade. “No princípio era o Verbo… e Verbo era Deus”. (João 1:1).
O próprio Jesus identificou-se com o Pai: “… dizia que Deus era Seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus”. (João 5:18). Aceitou-se a exclamação de Tomé, “Senhor meu, e Deus meu!” (João 20:28). Afirmou Sua eternidade: “Antes que Abraão existisse, EU SOU”. (João 8:58).
D. O Símbolo do Batismo no Espírito Santo é a POMBA. (Mat. 3:16).
E. Este aspecto do Evangelho Quadrangular está simbolizado na bandeira pela cor de ouro, tipificando o fogo celestial do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário