domingo, 7 de setembro de 2014

AULA 33 – Duas viúvas, dois milagres!

 AULA 33 – Duas viúvas, dois milagres!


Texto Bíblico:
”Eu sou a ressurreição e a vida. (João 11:25)
“Transformarei o lamento deles em júbilo; Eu lhes darei consolo e alegria em vez de tristeza.” (Jeremias 31:1)

Objetivos:
Hoje mostraremos duas histórias muito parecidas, com personagens semelhantes, porém, um no Antigo Testamento e outra no Novo Testamento.  A viúva de Serepta se desesperou ao ver seu filho morto, mesmo depois de ter feito a vontade de Deus e ter hospedado um profeta em sua casa. A outra viúva  de Naim já estava indo enterrar seu único filho, seu sonho tinha morrido. Porém, veremos a intervenção divina nos dois casos e como Deus posso operar e trazer vida nova ao que parece perdido.

Sugestão de dinâmica:
Chegar na sala de aula vestido de enfermeira/médico e fazer questionamentos para as crianças sobre saúde e doenças. Levar um kit médico de brinquedo e fazer de conta que está examinando as crianças.
Começar explicando que Jesus é o médico dos médicos e se importa muito com nossa saúde!

Vídeo:

Viúva de Sarepta

FILHO DA VIÚVA DE SAREPTA
http://portalsementinhakids.com/2009/07/elias/

Título: “Elias e a Viúva Pobre”


1- Objetivo: Ensinar às crianças que por Deus nos amar, Ele sempre cuidará de nós.
2- Quebra-Gelo: Qual é a pessoa que Deus mais usa para cuidar de você?
3- Versículo para Memorizar: “Ele é o nosso Deus; nós somos o povo que ele guia, somos o rebanho do qual ele cuida”. Salmos 95.7
4- Referência Bíblica: 1 Reis 17
5- Mensagem: Israel estava sendo governada por um rei chamado Acabe, e a Bíblia diz que esse rei foi o que mais pecou contra o Senhor, mais do que qualquer outro rei que veio antes dele. Por isso, Deus levantou um profeta chamado Elias, e ele profetizou ao rei Acabe que não iria chover nos próximos anos. Então o SENHOR Deus disse a Elias: — Saia daqui e vá para o leste e esconda-se perto do riacho de Querite, a leste do rio Jordão. Você terá água do riacho para beber; e eu mandei que os corvos levem comida para você ali. Elias obedeceu à ordem do SENHOR e foi e ficou morando perto do riacho de Querite. Ele bebia água do riacho, e os corvos vinham trazer pão e carne todas as manhãs e todas as tardes. Mas algum tempo depois o riacho secou por falta de chuva. Então o SENHOR Deus disse a Elias: — Apronte-se e vá até a cidade de Sarepta, perto de Sidom, e fique lá. Eu mandei que uma viúva que mora ali, dê comida para você. Então Elias foi para Sarepta. Quando estava chegando ao portão da cidade, ele encontrou a viúva, que estava catando lenha. Elias disse a ela: — Por favor, me dê um pouco de água para eu beber. Quando ela ia indo buscar a água, ele a chamou e disse: — E traga pão também, por favor. Porém ela respondeu: — Juro pelo seu Deus vivo, o SENHOR, que não tenho mais pão. Só tenho um punhado de farinha de trigo numa tigela e um pouco de azeite num jarro. Estou aqui catando uns dois pedaços de pau para cozinhar alguma coisa para mim e para o meu filho. Vamos comer e depois morreremos de fome. — Não se preocupe! — disse Elias. — Vá preparar a sua comida. Mas primeiro faça um pãozinho com a farinha que você tem e traga-o para mim. Depois prepare o resto para você e para o seu filho. Pois o SENHOR, o Deus de Israel, diz isto: “Não acabará a farinha da sua tigela, nem faltará azeite no seu jarro até o dia em que eu, o SENHOR, fizer cair chuva.” Então a viúva foi e fez como Elias tinha dito. E todos eles tiveram comida para muitos dias. Como o SENHOR havia prometido por meio de Elias, não faltou farinha na tigela nem azeite no jarro. Algum tempo depois, o filho da viúva ficou doente. Ele foi ficando cada vez pior e acabou morrendo. Então ela disse a Elias: — Homem de Deus, o que o senhor tem contra mim? Será que o senhor veio aqui para fazer 
com que Deus se lembrasse dos meus pecados e assim provocar a morte do meu filho? — Dê-me o seu filho! — disse Elias. Então pegou o menino dos braços da mãe e o levou para o andar de cima, para o quarto onde estava morando, e o colocou na sua cama. Então orou em voz alta, assim: — Ó SENHOR, meu Deus, por que fizeste esta coisa tão terrível para esta viúva? Ela me hospedou, e agora tu mataste o filho dela! Aí Elias se deitou em cima do menino três vezes e orou deste modo: — Ó SENHOR, meu Deus, faze com que esta criança viva de novo! E o SENHOR Deus respondeu à oração de Elias. O menino começou a respirar outra vez e tornou a viver. Elias pegou o menino, e o levou para baixo, para a sua mãe, e disse: — Veja! O seu filho está vivo! Então ela disse a Elias: — Agora eu sei que o senhor é um homem de Deus e que Deus realmente fala por meio do senhor!
6- Aplicação: Nós somos o rebanho de Deus e, por isso, da mesma forma como Ele cuidou de Elias, cuidará de nós também. Porque Ele é um Deus provedor, que supre todas as nossas necessidades! E assim como nesta história, percebemos que Deus usa pessoas para nos abençoar e nos usa para abençoar a outros também. Elias foi alimentado pela viúva e quando o filho dela morreu, ele orou pelo menino. Líder, ore com suas crianças agradecendo a Deus pelo seu cuidado por nós e por nossas famílias. E peça a Deus que nos dê oportunidades de abençoar outras pessoas também.
7- Atividade: Dê para cada uma das crianças uma folha em branco e peça para que elas desenhem diversas situações onde elas podem ser usadas para ajudar as pessoas. Dê uma tarefa a elas: peça às crianças que faça uma coisa boa esta semana pra alguém e depois testemunhe na célula como foi.
8- Comunhão / Encerramento
ESTUDO RETIRADO DO BLOG DA PASTORA MIRIAN GALLI DA IGREJA ÁGUA VIVA. MAUÁ. SÃO PAULO.   http://miriangalli.blogspot.com/
http://www.historiasbiblicas.advir.com/milagresdejesus/elias_viuva_azeite_ressuscita_um_menino_jd.htm

O GAROTO ESTÁ VIVO!
Elias ressuscita o filho da viúva
Graça significa pertencer a Deus
Verso Bíblico para memorizar  (jd 3t 07 12):
"O Senhor... protege os que nEle confiam". Naum 1:7, NVI
Texto Bíblico: I Reis 17:17-24; Profetas e Reis, págs. 131, 132
Objetivos:
Saber que Deus deseja que pertençamos a Ele a fim de poder nos abençoar
Sentir que Deus deseja que sejamos felizes e tenhamos saúde
Responder confiando que Deus ouve e responde à oração
A mensagem: Deus sempre cuidará de nós
A história de relance: Deus envia Elias para a casa de uma viúva que o alimenta durante o tempo de fome, no qual não há muita comida ou água por um longo tempo. Enquanto Elias estava ficando ali, o filho da viúva fica doente e morre. Ela fica muito triste e conta o que aconteceu a Elias. Elias leva o garoto para seu quarto (o de Elias), e o coloca sobre a cama. Ele se deita sobre o corpo do garoto e ora. Deus ouve a oração de Elias e devolve a vida ao garoto. A viúva se alegra e diz que agora ela tem certeza que o Senhor fala através de Elias.
 
Esta é uma lição sobre graça: A viúva e seu filho pertenciam a Deus. Ele cuidou para que eles ficassem felizes. Da mesma forma que a viúva ajudou Elias, Deus mostrou Sua graça para com a viúva ao devolver a vida ao seu filho. Nós também pertencemos a Deus, e Ele irá cuidar de nós.
Veja galeria de fotos de Elias
 
"A viúva de Serepta repartiu seu bocado com Elias; e em retribuição, sua vida e a de seu filho foram preservadas. E a todos os que, em tempo de prova e carência, dão simpatia e assistência a outros mais necessitados, Deus prometeu grande benção. Ele não mudou. Seu poder não é menor agora do que nos dias de Elias.

Nosso Pai celestial ainda continua a pôr no caminho de Seus filhos oportunidades que são bênçãos disfarçadas. e os que aproveitam essas oportunidades encontram grande regozijo...

Nenhum ato de bondade manifestado em Seu nome deixará de ser reconhecido e recompensado" Profetas e Reis págs 131 e 132
 
Veja atividade para chamar a atenção dos alunos para o assunto a ser estudado



LiçÃo BÍBLICA 
Vivenciando a História
você precisará de:• roupas dos tempo bíblicos
• recipientes com azeite e farinha
Personagens: Elias, filho da viúva (opcional), viúva (opcional)

Com antecedência, pedir que um adulto se vista com o traje de Elias e conte a história. Recapitular a história da semana anterior para que as crianças se lembrem que Deus cuidou de Elias, da viúva e do filho dela ao prover azeite e farinha para todos.
Para um grupo maior, Elias pode contar uma história com a ajuda de uma “viúva” e de um “filho” da própria classe. Para grupos menores, dividir as crianças em pares (um filho e uma viúva)
e pedir para que se vistam com roupas dos tempos bíblicos e encenem a parte da história do filho
morrendo (encenar o menino morto) e a viúva chorando. (Toalhas de rosto fazem bons turbantes.)
Para cada grupo feito, Elias deve orar na frente da criança para que ela retome à vida.
— Olá, meus amiguinhos! Eu sou Elias. Vocês se lembram de como Deus me guiou até uma viúva, na cidade de Sarepta? Eujá estou aqui há algum tempo. Estou hospedado em um pequeno quarto no andar superior da casa da mulher viúva. É bem mais confortável do que ficar acampado junto ao riacho de Quente.
Ainda não choveu, pois as pessoas ainda estão adorando o ídolo Baal. As pessoas por todos os lugares estão com fome. Mas na casa da viúva sempre há alimento, pois o Senhor prometeu que faria isso.
Diariamente quando a viúva olha dentro de sua vasilha, ela encontra farinha para fazer pão. E cada dia, quando olha dentro de seu recipiente de azeite, encontra azeite. Todos os dias nós agradecemos a Deus por cuidar de nós.
A viúva tem um filho. Eu gosto dele. Algumas vezes, brinco com ele ou lhe conto histórias sobre Noé e seu grande barco.
Um dia, porém, o menino não se sentiu muito bem. A mulher pegou o filho ao colo e o acariciou. Ela lhe deu água fresquinha para beber. Ela cantou cânticos suaves para ele. Mas seu filho piorava cada vez mais. Sua mãe fez tudo que pôde para ajudá-lo, mas ele morreu.
A viúva me procurou e me disse:
— Por que aconteceu isso?
As lágrimas escorriam-lhe pela face. Eu tentei consolá-la. eøI Finalmente, pedi que ela me entregasse o garoto. Eu o levei para cima, até meu quarto e o
coloquei em minha cama. Então, comecei a orar com muita fé. Eu disse a Deus o quanto a mãe do garoto havia sido bondosa para comigo. Ela me alimentara e deixara que eu ficasse em sua casa. Ela amava seu filho e precisava dele.
Deus me disse para eu deitar sobre o garoto. Eu fiz isto e continuei orando. Então, me levantei e andei pelo quarto. Novamente me deitei sobre o garoto e orei para que Deus o trouxesse de volta à vida.
Três vezes fiz aquela oração.
Após a terceira vez, o garoto voltou a respirar. Ele voltara à vida! Fiquei tão feliz que gritei de alegria. Eu o peguei pela mão e desci as escadas com ele e gritei para a mãe:
— Venha ver! Seu filho está vivo!
A viúva deu um forte abraço no filho. Ela se sentou e tomou sua face entre as mãos. Ela olhou para os olhos do filho. Ela sorriu. Sorriu e chorou de alegria ao mesmo tempo. Ela me agradeceu e agradeceu a Deus. Sabia que Deus a amava e que havia tomado conta deles, e que Ele sempre cuidaria deles. Eu sei que Deus também sempre cuida de mim. E Ele sempre cuidará de vocês.
Analisando Imaginem-se no lugar da mãe do menino. Como se sentiriam se seu filho morresse? Como teriam se sentido se ele tivesse ressuscitado? Imaginem-se no lugar do filho. O que diriam a seus amigos sobre ter voltado a viver pelo poder de Jesus? Quando vocês estão doentes, quem ajuda vocês? Quem deseja que vocês estejam bem e com saúde?
Lembrem-se de nossa mensagem: Vamos dizê-la juntos: 
DEUS SEMPRE CUIDARA DE NÓS


FILHO DA VIÚVA DE NAIM
http://www.historiasbiblicas.advir.com/milagresdejesus/filho%20da%20viuva%20de%20naim%20ressuscitado%20por%20jesus%20pr%204t%2007%2008.html

Objetivos

SABER que Jesus compreende nossas tristezas e sofrimentos. 
SENTIR que Jesus deseja transformar nossa tristeza em alegria. 
RESPONDER agradecendo a Deus Seu carinho e amor nas horas de tristeza. 
 

A Mensagem

Jesus nos concede gratuitamente Seu amor e graça

Da Tristeza  Para a Alegria

O amor de Jesus é um presente.

Não o merecemos nem podemos comprá-lo.

A Lição Bíblica de Relance

Ao se aproximarem da pequena cidade de Naim, Jesus e Seus discípulos encontram um cortejo fúnebre do filho único de uma viúva que morava na cidade. Jesus sente compaixão da mulher e lhe diz que não chore. Então, Ele Se aproxima do caixão, toca-o, e diz para o jovem morto que se levante, O rapaz obedece imediatamente, senta-se e começa a falar. Jesus, então, entrega o jovem à sua mãe, e há ali uma feliz reunião. Aqueles que presenciam ficam “cheios de temor” e dizem que Jesus é um profeta enviado por Deus para ajudar Seu povo. Esse é a primeira ressurreição de alguém registrada durante o tempo que Jesus viveu na Terra.
Esta história bíblica hoje enfoca a Graça 
A viúva não pediu ajuda a Jesus. Ele Se encheu de compaixão e espontaneamente, sem restrição ou pretensão, agiu para restabelecer o filho, que era a única fonte de sustento que a viúva possuía. As boas-novas são que Jesus viera para ajudar Seu povo, e nós ficamos cheios de temor e alegria por essa manifestação de Seu poder.

http://blogtiale.blogspot.com.br/2011/07/meu-filho-morreu-ressurreicao-do-filho_29.html

MEU FILHO MORREU! Ressurreição do filho da viúva de Naim

"Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas..." (Hb 4:15a).
Esta lição da ressurreição do filho da viúva serve para nos lembrar que Jesus Cristo se importa com o ser humano e as suas necessidades. Quando viu a viúva chorando, "o Senhor se compadeceu dela" (Lc 7:13). Ele entendeu perfeitamente a sua situação desesperadora - sem marido, e agora sem o filho, também. Como ela sobreviveria e enfrentaria a sua solidão?
Jesus pode entender perfeitamente como nos sentimos diante dos problemas e das lutas da vida diária. como Ele ajudou a viúva, pode nos ajudar também. Vamos buscar Sua ajuda, seguindo o conselho do escritor da carta aos Hebreus: "...corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus..." (Hb 12:1,2).

Introdução

(Professor, mostre as revistas ou figuras dos "super-heróis".) Quem não gosta de assistir a filmes de super-heróis? (Comente com as crianças o que esses "heróis" são capazes de fazer). Mas nós sabemos que eles não são de verdade, são apenas desenhos.
Gostaria de mostrar para vocês alguém que é um herói de verdade.
Ele é mais forte, mais poderoso e pode fazer qualquer coisa. Acho que vocês já sabem de quem estou falando. Isso mesmo, de Jesus, o Filho de Deus. Vamos ver o que Ele fez dessa vez.

Desenvolvimento

Vocês se lembram que na lição passada Jesus curou o empregado de um oficial do exército romano, na cidade de Cafarnaum. No outro dia, Jesus foi com Seus discípulos e muitas outras pessoas para uma cidade chamada Naim.
Na entrada de Naim encontraram muitas pessoas que vinham chorando levando o corpo de um rapaz morto para ser enterrado. Ele era o único filho de uma mulher viúva (seu marido já havia morrido).
Quando Jesus viu a mulher chorando, sentiu pena dela. Vocês podem imaginar como ela estava triste! Seu marido já havia morrido, e agora seu único filho morreu. Jesus chegou perto dela e disse: "Não chore". Como Jesus se importa com as pessoas, até mesmo quando elas estão chorando, tristes!
Aí Jesus chegou mais perto e tocou na madeira aonde estava o corpo. Então, os homens que estavam carregando pararam e Jesus disse: Jovem, eu te mando, levanta-te!".
Na mesma hora o rapaz sentou-se e começou a falar. Jesus, então, o devolveu a sua mãe. Ela ficou muito, muito feliz! Todas as pessoas que estavam ali reconheceram o quanto Jesus é poderoso e louvaram a Deus.
As notícias sobre tudo o que Jesus tinha feito se espalharam por todo o país e pelas regiões vizinhas.
Jesus pode fazer qualquer coisa! Só Ele é o herói verdadeiro!

Conclusão

Se você acredita no poder de Jesus, então confie nEle. Jesus nos ajuda em qualquer momento. Nas horas alegres Ele se alegra conosco e nas horas difíceis Ele nos ajuda. Nenhum outro "super-herói" pode nos ajudar, porque eles não existem de verdade. Mas Jesus é verdadeiro e está sempre pertinho de nós.


Fonte: Editora Cristã Evangélica - A VIDA DE JESUS e alguns de seus milagres (8).


http://apascentarospequeninos.blogspot.com.br/2012/01/o-filho-da-viuva-de-naim.html

O Filho da Viúva de Naim


Escrito por André de Carvalho Ribeiro 

Lucas 7.11-15 

“E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão; E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar.E entregou-o a sua mãe”. 


O filho da viúva de Naim 

“E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim,“ 

Naim é uma cidade que fica no sopé do monte Tabor; é uma vila muito pobre, habitada por árabes muçulmanos; 

”e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão;” 

E Jesus entrou nesta cidade juntamente com seus discípulos, e os acompanhava uma grande multidão, e cada homem, mulher e criança, que estava naquela caminhada, tinham grandes motivos para estarem ali. 

Todos tinham necessidades, seja física ou espiritual; cada paralítico, endemoninhado, enfermo, leproso, cego, surdo; todos conheciam o poder de Jesus, a multidão sabia que onde Jesus estava, haveria vida, alegria, operação de milagres. 

Toda aquela multidão que estava acompanhando Jesus, não era por somente ouvir falar a respeito, mas o conhecia por testemunhar as grandes obras que o Senhor havia realizado; cada um deles foi testemunha de quando o Senhor... Curou o filho do oficial; o paralítico de Betesda; a sogra de Pedro; o homem da mão ressequida; o criado do centurião; o endemoninhado mudo; os dois cegos; a filha da Cananéia; um surdo e gago; o cego de Betsaida; o jovem possesso; a mulher enferma, os leprosos; o cego Bartimeu; quando acalmou a tempestade; ressuscitou a filha de Jairo; andou sobre as águas; ressuscitou Lázaro. Todos puderam contemplar as maravilhas de Jesus, e o que é estar na presença do Deus Todo Poderoso; este era o motivo de haver junto ao Senhor uma grande multidão. 

Estar na presença de Jesus é ter somente alegria e não tristeza. 

Qual o motivo de uma grande multidão
estar caminhando ao lado de Jesus? 
· Porque ao lado de Jesus não existe...
tristeza, somente alegria; 
· Porque ao lado de Jesus não existe...
enfermidade, somente saúde; 
· Porque ao lado de Jesus não existe morte, somente vida; 
· Mas principalmente, porque temos em nosso coração uma gratidão pelo que o Senhor tem feito pelas nossas vidas. 

“E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levava um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva;” 

E quando Jesus chegou perto da porta da cidade, vinha em sua direção uma outra multidão, estes levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva. 

Existe um grande contraste entre estas duas multidões; na primeira havia alegria, festa, vida, presença de milagres; na segunda havia tristeza, choro, pranto, morte, sofrimento. O que havia de diferente entre as duas multidões era a presença do Jesus, e isto é o que reflete na nossa vida, somente haverá alegria, festa, vida, presença de milagres, se Jesus fizer parte da nossa vida, se nós estivermos caminhando junto com o Mestre; pois de outra forma, a nossa caminhada será regada de sofrimento, de tristeza, de choro, de morte. 

“e com ela ia uma grande multidão da cidade.” 

Esta multidão vinha caminhando em direção a Jesus; isto nos mostra que não estava caminhando em sentido contrario ao Senhor, mas em direção ao Mestre, havia entre aquele grupo de pessoas uma necessidade de um encontro pessoal com o Senhor; pois não importa qual seja a situação que estivermos passando, por mais difícil que seja, por mais impossível que nos possa parecer; e não adianta de outra forma, buscarmos recursos no mundo ou nos homens, porque a situação que nós estivermos passando somente será revertida após um encontro pessoal com Jesus. 

“E, vendo-a, o Senhor moveu-se
de íntima compaixão por ela,” 

Ao chegar à presença de Jesus, aquela mulher colocou todas as suas necessidades, toda a sua dor, todo o seu sofrimento, ela naquele momento representava toda a multidão que a acompanhava; o filho estava morto, não havia motivo para alegria, mas agora ela estava na presença do Senhor e toda a sua situação poderia ser transformada. 

“e disse-lhe: Não chores.” 

Mas é necessário observar a forma como ela se apresentou ao Senhor, (chorando), e esta atitude tocou no coração do senhor; o choro do servo move o coração de Deus. 

“E, chegando-se, tocou o esquife”. 

Quando o Senhor tocou a esquife algo extraordinário aconteceu, céus e terra foram movidos naquele instante, e um grande milagre aconteceu, com apenas um toque do Senhor, a morte mais uma vez não prevaleceu diante de nosso Mestre. 

“(e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar. E entregou-o a sua mãe.” 

A partir daquele momento deixou de existir duas multidões, mas apenas uma, porque todos puderam presenciar o poder, a misericórdia, o amor do Senhor pela vida do homem; e passaram a seguir ao Senhor, porque eles entenderam que somente na presença do Pai é que não haverá mais tristeza, somente alegria, não haverá morte, somente vida, mas principalmente acompanharam ao Senhor porque havia em seus corações uma gratidão pelo Senhor e Salvador Jesus Cristo. 



Amados irmãos:

Não importa a situação que você esteja passando neste momento; pois 
existe um Deus que é fiel e justo, você somente precisa tomar uma decisão; andar na direção, se achegar ao Senhor, se colocar na presença do Pai, chorar aos pés de Jesus, esta atitude move o coração de nosso Deus, e toda e qualquer situação que você esteja vivendo, creia que será revertida para honra e glória do Senhor Jesus; onde houver tristeza, haverá alegria, onde houver morte, haverá vida. 

Porque pela sua morte na cruz do calvário, nós fomos resgatados para uma vida eterna. 

Que a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, esteja com você e toda a sua família.

Amém!

André de Carvalho Ribeiro
Assembléia de Deus – Serra (ES)





http://portalsementinhakids.com/desenhos-coloridos-para-historias-biblicas/ressurreicao-do-filho-da-viuva-de-naim/

RESSURREIÇÃO DO FILHO DA VIUVA DE NAIM (Lucas 7:11-17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário