quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Aula 4 - Nicodemos

Aula 4 - NICODEMOS

Texto Bíblico:
“Disse Jesus: Se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus!”
(João 3:3)

Objetivos:
Continuamos com o objetivo de levar os alunos a entenderem e a participarem da SALVAÇÃO que nos é oferecida por Cristo Jesus!
Ensinar às crianças que aceitar Jesus significa um novo nascimento, não da barriga da mãe, mas do espírito. Mostrar que Nicodemos era um homem religioso, porém, não conhecia Jesus. Precisamos mostrar às crianças que sermos religioso ou somente vir à Igreja não nos leva à salvação. Precisamos realmente aceitar Jesus como nosso Salvador!
Relacionar com a Primeira Doutrina da Igreja do Evangelho Quadrangular, seu símbolo, cor e significado – Jesus salva!



Sugestões:
Quebra-Gelo: Se você encontrasse com Jesus agora, qual a pergunta que você gostaria de fazer para Ele?

Leia a Referência Bíblica: João 3:1-22
Mensagem: Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, que era líder dos judeus. Uma noite ele foi visitar Jesus e disse: — Rabi, nós sabemos que o senhor é um mestre que Deus enviou, pois ninguém pode fazer esses milagres se Deus não estiver com ele. Jesus respondeu: Eu afirmo que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo. Nicodemos perguntou: Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez? Jesus disse: Eu afirmo que ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual. Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito. Nicodemos perguntou: Como pode ser isso? Jesus respondeu: — O senhor é professor do povo de Israel e não entende isso? Pois eu afirmo que isto é verdade: nós falamos daquilo que sabemos e contamos o que temos visto, mas vocês não querem aceitar a nossa mensagem. Se vocês não crêem quando falo das coisas deste mundo, como vão crer se eu falar das coisas do céu? Ora, ninguém subiu ao céu, a não ser o Filho do Homem, que desceu do céu. Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo. Aquele que crê no Filho não é julgado; mas quem não crê já está julgado porque não crê no Filho único de Deus. E é assim que o julgamento é feito: Deus mandou a luz ao mundo, mas as pessoas preferiram a escuridão porque fazem o que é mau. Mas os que vivem de acordo com a verdade procuram a luz, a fim de que possa ser visto claramente que as suas ações são feitas de acordo com a vontade de Deus. Depois disso, Jesus e os seus discípulos foram para a região da Judéia. Ele ficou algum tempo com eles ali e batizava as pessoas.

Aplicação: Use como ilustração dois potes de tinta, um de cor vermelha e outro de cor azul. Pergunte às crianças: Que cor é essa ? (mostre a cor vermelha) E essa? (mostre a cor azul) Vamos imaginar que a cor azul somos nós. Cada um de nós possuímos um espírito ao nascer. Ele está adormecido dentro de nós, até o dia que aceitamos Jesus. Agora vamos imaginar que este aqui (a cor vermelha) é o Espírito de Deus. Deus enviou Seu Filho Jesus para morrer na cruz por nossos pecados. Agora vejam o que acontece quando eu começo a misturar o vermelho e o azul. Você pode dizer qual foi o resultado? Não, por enquanto você vê duas cores sendo misturadas. Assim é Deus trabalhando em nossas vidas, pouco a pouco ELe começa a nos mudar de dentro para fora.” O Espírito de Deus vai mudando nossas atitudes, nossos comportamentos, (líder vá mencionando alguns: mentira, desobediência, ódio…) Quando misturar totalmente as duas cores pergunte: “E agora o que vocês estão vendo? ( cor roxa) Sim, é uma cor totalmente nova. O roxo é a cor da realeza: agora você é um filho do Rei! Ao aceitar Jesus em seu coração, você nasce de novo! Você se torna uma nova criatura!



Atividades:









Visuais:












Não esqueça!!!!
Relacionar com a primeira doutrina da nossa Igreja: Jesus Salva!!! (Ver posts anteriores)

Sugestões de músicas:
Homenzinho Torto (Aline Barros)
O céu é muito bom – Melhor que chocolate (Cristina Mel)
Aos Juniores:
Uma chance igual a essa (Ministério Ipiranga)
Quero me esvaziar (Nivea Soares)



Sugestões de Videos:



Fontes:
http://pastoreandokids.blogspot.com.br
http://blogtiale.blogspot.com.br/
http://www.escoladominical.net/
http://jorgianecarvalho.blogspot.com.br/
http://www.apec.net.br/






Um comentário:

  1. OI NAO CONSEGUI LER O QUADRINHO DA LETRA "O" A FRASE QUE ESTA ESCRITA NO CORREDOR... SE PUDER ME AJUDAR FICAREI GRATA!

    ResponderExcluir