quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Aula 5 - O Jovem Rico

Aula 5 – o JOVEM RICO



Texto Bíblico:
“Porque onde estiver o vosso tesouro, ai estará o vosso coração”.
(Mateus 6:21)

Objetivos:
O que é prioridade em sua vida? O que ou quem é mais importante para você? O que realmente tem valor para ti? Continuando a temática da salvação, nosso objetivo com essa aula é mostrar para as crianças e juniores o que realmente é importante e o que realmente tem valor. Mostrar que é um perigo deixar que o amor ao dinheiro e aos bens materiais ocupe o lugar de Deus. Relacionar com a Primeira Doutrina da Igreja do Evangelho Quadrangular, seu símbolo, cor e significado – Jesus salva!
Leia a História Bíblica:
Lucas 18: 18 a 25, Mateus 19:16-22 e Marcos 10:17-22 

 “Vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu.”
(Mateus 19:21)

Aos professores: Na parábola do Homem Rico, Jesus explicou que a vida consiste de mais coisas, além de riqueza e possessões.
Um homem rico que tinha tido um ano produtivo em sua plantação, derrubou seus celeiros e construiu outros maiores para que pudesse recolher tudo. Ainda que não houvesse nada errado com a alegria do homem com a sua colheita ou a construção para poder armazená-lo, o seu problema básico foi concentrar-se completamente em sua riqueza e no seu próprio aproveitamento. Em grego, esta história inclui a palavra “meu” (também no feminino ou no plural) quatro vezes, e a palavra “eu” oito vezes. Como revela a história, a alegria do homem vinha de suas coisas – mas coisas que não duram eternamente.
O homem rico não estava preocupado com mais ninguém, nem mesmo com Deus. Sem nenhuma perspectiva eterna, a vida do homem estava completamente concentrada nas coisas temporais. O seu objetivo era descansar, comer, beber e folgar, o que revela o seu desejo de simples auto-indulgência. Ele pensava que com os celeiros armazenando montanhas de riquezas para o futuro, ele tinha tudo completamente sob seu controle. O homem rico tinha cometido um erro fatal: havia se esquecido de colocar Deus no centro da sua vida. Preocupado exclusivamente consigo mesmo, quando chegasse a hora de estar diante de Deus, este homem não seria nada além de louco.
A moral da história: o tolo passa todo o seu tempo acumulando tesouros terreno, mas não é rico para com Deus. A questão decisiva é para quem estão sendo guardados. Se para si mesmo, então os males da riqueza sobrevirão. Ser rico para com Deus significa usar a riqueza que Ele provê para satisfazer as suas prioridades. As pessoas que são “ricas” desta maneira amam a Deus e são cheias de uma paixão por obedecer e servir a Ele e a dar a outros. Sendo assim, os “tesouros” que uma pessoa pode ganhar nesta vida podem ser alegremente colocados à disposição de Deus, para que sejam utilizados em benefício do aumento de seu Reino.

A avareza é um pecado do qual temos de estar constantemente precavidos, porque a felicidade e o consolo não dependem da riqueza deste mundo. As coisas deste mundo não satisfazem os desejos da alma. A parábola estudada mostra quão néscio são os mundanos e carnais enquanto vivem, e a sua miséria quando morrem. 

Com certeza todos nós já ouvimos falar de pessoas egoístas que não abrem a mão nem para dar “até logo”. São pessoas apegadas ao dinheiro, e esse apego não agrada a Jesus. A avareza é pecado! Você precisa estar precavido, sempre alerta para que este mal não entre em sua vida. Nossa felicidade não depende dos bens que possuímos, pois os bens desse mundo não satisfazem a nossa alma. Muitos fazem planos onde só pensam em ganhar dinheiro, mas deixam Deus de fora e quando morrem percebem que não são ricos para com Deus. Podemos trabalhar, fazer planos e ganhar muito dinheiro, mas Deus deve sempre ocupar o primeiro lugar em nossa vida. Ele é a nossa herança e o nosso tesouro.
Não queira juntar riquezas para si, e ser pobre diante de Deus, pois estará agindo como uma pessoa sem juízo.
A felicidade e o consolo não dependem da riqueza deste mundo. As coisas deste mundo não satisfazem os desejos da alma. Você tem um tesouro valioso que vale mais do que o ouro e a prata: Jesus. Reparta este tesouro com os outros, fale de Jesus àqueles que não o conhecem.


Sugestão 1:
Estamos na semana de volta às aulas. Que tal fazermos cartões falando aos nossos amigos e à nossa família daquilo que realmente é importante e tem valor?

Sugestão 2:  Minha memória é um tesouro!
Procedimento: Todos devem estar posicionados em círculo de forma que todos possam se ver. O líder deve começar a frase dizendo: Um tesouro é um ….. (Ex. anel). Em seguida deve falar a pessoa ao seu lado, que deverá acrescentar mais uma palavra a frase sempre repetindo tudo o que já foi dito. (Ex. Um tesouro é um anel, e um carro…), e assim sucessivamente até que alguém erre a ordem da frase pagando assim uma prenda a escolha do grupo (nada que ofenda ou humilhe hein!)

Sugestão 3:
Medalhas de JESUS EM PRIMEIRO LUGAR (para meninos e para meninas)
As crianças vão pintar, você vai ajudar a recortar, furar e passar uma fita para elas pendurarem no pescoço. É bom imprimir em papel duro ou colar em papel cartão e recortar.






Hora da história
Esta parábola se encontra em Lucas 12:16-21
Jesus contou esta parábola a um homem que estava brigando com seu irmão por causa de uma herança.
“Havia um homem muito rico, que possuía muitas terras. Centenas de escravos trabalhavam nelas. Ele tinha muitas e enormes plantações de trigo. E os pastos verdes, onde os rebanhos se multiplicavam, iam até as montanhas distantes... Este homem era sem dúvida muito rico. (Figura 1)
 E cada vez mais o homem se enriquecia. Exportava seus produtos para os países vizinhos.
O rico fazendeiro tinha grandes depósitos para suas colheitas. (Figura 2) Mas, os celeiros, já eram insuficientes para armazenar as colheitas. (Figuras 3)
 Um dia, ele pensou: “Que farei? Os celeiros já estão pequenos... Não tenho mais onde recolher tantos frutos...”
 E preocupado com suas colheitas, cada vez maiores, resolveu derrubar os celeiros e construir outros muito maiores... (tire a figura 3 e coloque a 4)
 Mandou chamar os melhores construtores do país e foram edificados vários celeiros gigantescos.
 E o grande agricultor ficou satisfeito quando contemplou, finalmente, as novas e imensas construções em sua rica e bem cuidada fazenda. Agora estava tranqüilo. Os celeiros eram enormes e neles caberia toda a produção de seus campos...Disse aos amigos, aos construtores e aos servos:
— Agora poderei viver tranqüilo muitos anos... Os celeiros podem armazenar todas as colheitas. Posso agora, finalmente, viver sossegado e pensar somente na venda dos produtos e em meu dinheirinho... (Figura 5)
E à noite, muito satisfeito, antes de deitar-se, ao invés de orar, dizia a si mesmo: “O alma! Tens em depósito muitas riquezas, para muitos e muitos anos! Descansa, come, bebe, alegra-te!!! Assim pensava o rico, mas, Deus pensava de outra maneira. O rico pensava que era inteligente, mas, Deus achava que ele era simplesmente um homem sem juízo, um louco...
E nessa mesma noite, após a inauguração dos celeiros e os pensamentos de orgulho do rico, Deus disse: Insensato, esta noite pedirão a tua alma, (ou seja que morreria); e o que tanto juntaste
para quem será?
Os planos do rico insensato para o futuro foram inúteis. De nada lhe valeram os celeiros recheados de frutos e cereais. Inútil foi juntar tanta riqueza, sem nunca haver pensado em Deus nem nas necessidades do próximo. (Figura 6)
“Assim é aquele — diz Jesus, terminando a Parábola — que, para si, junta tesouros e não é rico para com Deus”.
Assim como este homem tolo, existem muitas crianças tolas. Que não querem saber de Jesus nem do reino dos céus. Pensam que ainda são muito pequenas para ter um compromisso com Jesus.
Muitas pensam assim.
•Minha mãe já é cristã, eu não preciso buscar Jesus.
•Eu sou muito novo para servir ao Senhor, melhor ficar brincando.
•Eu gosto mais dos meus brinquedos do que Jesus!
•Eu gosto mais da televisão ou do vídeo Game do que Jesus!
Agora não tenho tempo para Jesus.
E assim vão deixando o Senhor de lado. Não entregam as suas vidas ao Senhor. São crianças que só pensam nelas, soa egoístas, Jesus não esta em primeiro lugar nas suas vidas.A Bíblia disse Onde esta o teu tesouro ali esta também o teu coração. Ou seja, se as coisas que você possui, como Vídeo Game, brinquedos, televisão ocuparem o primeiro lugar em seu coração, esse será o seu tesouro. E muitos deixaram a Jesus em segundo ou terceiro lugar
•E você, quem ocupa o primeiro lugar em seu coração? Por quê?
•Quanto tempo e esforço você dedica a Jesus?
O que podemos fazer para colocar Jesus em primeiro lugar no nosso coração? (Deixe-os comentar)
Devemos orar pedindo perdão e pedindo um novo amor em nosso coração por Jesus. Devemos alegremente buscá-lo em oração e leitura da Bíblia e adorá-lo junto com os irmãos na célula e nos cultos. Também devo falar d´Ele para os meus coleguinhas.

Líder ore com as crianças pedindo perdão e um renovo no amor para Jesus. Guie as crianças a renunciar qualquer objeto (ídolo) no seu coração. Ministre o amor de Jesus e declare que o Senhor é o primeiro nas nossas vidas.






Visuais:







Atividades:









Relacionando com a primeira doutrina da nossa Igreja:
(Sugestão: levar figuras dentro de uma caixa de presente, fazendo menção de que a salvação é um presente de Deus para as nossas vidas!)





  
Doutrina da salvação 
1. Rosto de homem: Jesus Cristo como salvador 
2. Evangelho de Lucas 
3. Apresenta Jesus como: Salvador 
4. Símbolo da Salvação: Cruz 
5. Cor simbólica na bandeira: Vermelho (escarlate) 

1. Como no livro de Ezequiel, o primeiro rosto que ele viu foi o de um homem (ver na imagem do topo), representando Jesus Cristo, o filho do homem, o salvador que foi sacrificado por nós. Os seguintes versículos falam de Jesus como o nosso salvador: 
Rm 3.23, Rm 8.34, At 16.31, Jo 3.3, Ap 20.15, 
Hb 7.25, I Jo 2.1-2, I co 12.1-7, I Jo 2.2. 

2. O evangelho de Lucas apresenta Jesus, o Salvador, que veio buscar e salvar o que se havia perdido. (Lc 19.10). 

3. Lucas apresenta Jesus como o filho do homem, perfeito e ideal no corpo, na alma e no espírito. A palavra de Deus diz que Jesus é 100% homem e 100% Deus. O evangelho de Lucas foi escrito para os gregos, cujo ideal era o homem perfeito. 

Aspectos humanos de Jesus descritos na Bíblia: 

É semente da mulher (Gn 3.15) 
É homem de dores e de trabalho (Is 53.3); 
Chamou-se a si mesmo de o filho do homem (Mt 9.6); 
Teve fome (Lc 4.2), sede (Jo 19.28), cansou-se (Jo 4.6), foi Tentado (Hb 4.15), sentiu agonia (Jo 11.35), dor (Mc 8.31), e pesar (mt 26.38); 

A si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, e tornando-se semelhante aos homens (Fp 2.7-8 - Bíblia edição atualizada); 

Sofreu como homem, sendo cuspido, flagelado, ridicularizado, desdenhado, rejeitado, humilhado e morto (Is 53.4); 

O Filho do Homem ressuscitou ao terceiro dia (I Co 15.4), foi visto por muitos (I Co 15.4-8), subiu ao céu (At 1.9), e está à destra de Deus pai (Hb 1.1,3). 

4. O símbolo da salvação é a cruz, e está vazia porque Jesus ressuscitou e vive para sempre (I Co 1.20). 

5. A doutrina da salvação está simbolizada na bandeira da I.E.Q. na cor vermelho (escarlate), representando o sangue de Cristo derramado por nós.


Sugestões de músicas:
Homenzinho Torto (Aline Barros)
O céu é muito bom – Melhor que chocolate (Cristina Mel)
Aos Juniores:
Uma chance igual a essa (Ministério Ipiranga)
Quero me esvaziar (Nivea Soares)


Fontes:
http://pastoreandokids.blogspot.com.br
http://blogtiale.blogspot.com.br/
http://www.escoladominical.net/
http://jorgianecarvalho.blogspot.com.br/
http://www.apec.net.br/
http://sementinhakids.files.wordpress.com/2009/04/licao-6-o-rico-insensato.pdf
http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br/2010/05/licao-08-rico-porem-
tolo.html

Outros visuais que podem auxiliar:

























2 comentários: