terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Aula 7 - A viúva e a multiplicação do azeite

Aula 7 – A VIÚVA E ELISEU


Texto Bíblico:
 “Não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? Ou: Que havemos de beber? Ou: Com que havemos de vestir... Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso”. (Mateus 6:31-32)

Objetivos:
Estamos falando em salvação neste trimestre. E quando falamos que Jesus salva, geralmente lembramos da salvação apenas da nossa alma. Mas Jesus se apresenta como nosso Salvador em todos os sentidos e em todas as áreas da nossa vida. Com a história da viúva e Eliseu, queremos mostrar às crianças que Jesus é a nossa salvação quando estamos em apuros. Quando não vemos mais saída e quando tudo parece que não dará certo, Deus manda o socorro de onde menos esperamos! Não esqueça: Jesus salva! E nos salva no sentido espiritual, material, emocional, físico... Não esqueça de relacionar com a Primeira Doutrina da Igreja do Evangelho Quadrangular, seu símbolo, cor e significado – Jesus salva!
Leia a História Bíblica:
2 Reis 4.1-7
Certa mulher, que era viúva de um dos membros de um grupo de profetas, foi falar com o profeta Eliseu e disse: —O meu marido morreu. Como o senhor sabe, ele era um homem que temia a Deus, o SENHOR. Mas agora um homem a quem ele devia dinheiro veio para levar os meus dois filhos a fim de serem escravos, como pagamento da dívida.
Eliseu perguntou: —O que posso fazer por você? Diga! O que é que você tem em casa?
—Não tenho nada, a não ser um jarro pequeno de azeite! —respondeu a mulher.
Eliseu disse: —Vá pedir que os seus vizinhos lhe emprestem muitas vasilhas vazias. Depois você e os seus filhos entrem em casa, fechem a porta e comecem a derramar azeite nas vasilhas. E vão pondo de lado as que forem ficando cheias.
Então a mulher foi para casa com os filhos, fechou a porta, pegou o pequeno jarro de azeite e começou a derramar o azeite nas vasilhas, conforme os seus filhos iam trazendo. Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela perguntou se havia mais alguma.
—Essa foi a última! —respondeu um dos filhos.
Então o azeite parou de correr.
Ela foi e contou ao profeta Eliseu.
Então, o Profeta Eliseu lhe disse: Venda o azeite e pague todas as suas dívidas. Ainda vai sobrar dinheiro para você e os seus filhos irem vivendo.

Lembre-se: Deus cuida dos seus filhos! A Bíblia nos diz em Mateus 6.31-32: “Não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? Ou: Que havemos de beber? Ou: Com que havemos de vestir... Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso”.
O que devemos ser sempre é filhos de Deus!
Deus nos enviou seu Único Filho - Jesus Cristo - e ele veio cumprir o Plano de Salvação - Jesus morreu em uma cruz, e derramou seu sangue para que eu e você fossemos salvos. Hoje temos a oportunidade de sermos filhos de Deus, basta entregarmos a Ele o nosso coração, a nossa vida, e fazer o seu querer, e Deus há de cuidar de nós!




Visuais I:






Visuais II:







Visuais III:






Versículo:








Atividades:










Sugestão de vídeo:



Relacionando com a primeira doutrina da nossa Igreja:
(Sugestão: levar figuras dentro de uma caixa de presente, fazendo menção de que a salvação é um presente de Deus para as nossas vidas!)








Doutrina da salvação 
1. Rosto de homem: Jesus Cristo como salvador 
2. Evangelho de Lucas 
3. Apresenta Jesus como: Salvador 
4. Símbolo da Salvação: Cruz 
5. Cor simbólica na bandeira: Vermelho (escarlate) 

1. Como no livro de Ezequiel, o primeiro rosto que ele viu foi o de um homem (ver na imagem do topo), representando Jesus Cristo, o filho do homem, o salvador que foi sacrificado por nós. Os seguintes versículos falam de Jesus como o nosso salvador: 
Rm 3.23, Rm 8.34, At 16.31, Jo 3.3, Ap 20.15, 
Hb 7.25, I Jo 2.1-2, I co 12.1-7, I Jo 2.2. 

2. O evangelho de Lucas apresenta Jesus, o Salvador, que veio buscar e salvar o que se havia perdido. (Lc 19.10). 

3. Lucas apresenta Jesus como o filho do homem, perfeito e ideal no corpo, na alma e no espírito. A palavra de Deus diz que Jesus é 100% homem e 100% Deus. O evangelho de Lucas foi escrito para os gregos, cujo ideal era o homem perfeito. 

Aspectos humanos de Jesus descritos na Bíblia: 

É semente da mulher (Gn 3.15) 
É homem de dores e de trabalho (Is 53.3); 
Chamou-se a si mesmo de o filho do homem (Mt 9.6); 
Teve fome (Lc 4.2), sede (Jo 19.28), cansou-se (Jo 4.6), foi Tentado (Hb 4.15), sentiu agonia (Jo 11.35), dor (Mc 8.31), e pesar (mt 26.38); 

A si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, e tornando-se semelhante aos homens (Fp 2.7-8 - Bíblia edição atualizada); 

Sofreu como homem, sendo cuspido, flagelado, ridicularizado, desdenhado, rejeitado, humilhado e morto (Is 53.4); 

O Filho do Homem ressuscitou ao terceiro dia (I Co 15.4), foi visto por muitos (I Co 15.4-8), subiu ao céu (At 1.9), e está à destra de Deus pai (Hb 1.1,3). 

4. O símbolo da salvação é a cruz, e está vazia porque Jesus ressuscitou e vive para sempre (I Co 1.20). 

5. A doutrina da salvação está simbolizada na bandeira da I.E.Q. na cor vermelho (escarlate), representando o sangue de Cristo derramado por nós.

Fontes:
http://www.escoladominical.net/
http://www.apec.net.br/

Demais visuais:


















5 comentários: