segunda-feira, 3 de março de 2014

Aula 8 - Sadraque, Mesaque e Abedenego

Aula 8 – Sadraque, mesaque e abede-nego



Texto Bíblico:
"Pois não há outro Deus que possa salvar com este". (Daniel 3:29b)
“Tu és o meu esconderijo; Tu me livras da aflição”. (Salmos 32:7)

Objetivos:
Já falamos que Jesus salva o pecador (Zaqueu), salva os que são excluídos pela sociedade (Mulher samaritana), salva mesmo quem acha que já está salvo (Nicodemos) e salva mesmo quando não vemos solução diante das dificuldades (Bom samaritano e a Viúva e Eliseu).
Hoje veremos que Deus nos livrará das situações mais difíceis, mesmo que uma multidão esteja olhando e achando que tudo está perdido. Os jovens Sadraque, Mesaque e Abedenego não trocaram as promessas de Deus por uma vida confortável. Preferiram adorar a Deus e não aos homens. E quando somos fiéis a Deus, não temos dúvidas de que Deus é fiel conosco.
Não esqueça de relacionar com a Primeira Doutrina da Igreja do Evangelho Quadrangular, seu símbolo, cor e significado – Jesus salva!

Leia a História Bíblica:
Daniel 3:1:30
Nabucodonosor, rei da Babilônia, mandou construir uma estátua de ouro e chamar todos os homens importantes – prefeitos, governadores, juízes, tesoureiros – para que viessem vê-la. Foi então dada uma ordem: que ao ouvir o toque da trombeta, harpa, cítara e toda sorte de música, todos os povos de todas as nações e todas as línguas deveriam prostrar-se diante da estátua do rei Nabucodonosor. Aquele que não se prostrasse seria imediatamente lançado na fornalha de fogo ardente.

Havia ali três jovens hebreus: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que amavam a Deus e eram fiéis aos Seus mandamentos, que não se prostravam diante da estátua do rei e não serviam aos seus deuses.

Alguns homens, vendo isso, foram até o rei e lhe disseram: “Esses homens fazem caso de ti. A teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste”.

O rei, então, mandou chamá-los e lhes ordenou que adorassem a sua estátua. Os três jovens então lhe responderam: “Não necessitamos de te responder sobre este negócio. Se formos lançados na fornalha de fogo ardente, o nosso Deus, a quem servimos, pode livrar-nos dela e Ele nos livrará da tua mão, ó rei. Se não, fica sabendo que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.”

O rei enfureceu-se e ordenou que jogassem os três rapazes na fornalha de fogo e que a aquecessem sete vezes mais que o de costume. Estava tão quente que os soldados que os levantaram amarrados para jogá-los no fogo morreram queimados.

Mas ao olhar dentro da fornalha, o rei se espantou, pois ao invés dos três homens amarrados que foram jogados ali, ele via quatro homens soltos, que passeavam tranqüilamente dentro do fogo e não se queimavam. Abismado, o rei os chamou para fora: “Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde”. Ao saírem da fornalha, todos puderam ver que o fogo não os tinha sequer chamuscado, nenhum fio de cabelo fora queimado. O rei então reconheceu o poder do Deus Todo-Poderoso que livra os Seus filhos do mal, e fez prosperar aqueles três jovens na província da Babilônia.

Eles foram fiéis e por isso prosperaram. Por terem sido fiéis a Deus, o Senhor os livrou da morte terrível na fornalha e assim deram testemunho do poder tremendo do Senhor.

Comentários: Fidelidade no espírito é obedecer aos princípios de Deus. Sadraque, Mesaque e Abede-Nego foram fiéis ao mandamento que diz: Não terá outros deuses diante de mim. Eles aprenderam que o Senhor é um Deus zeloso e que se O temermos e formos fiéis aos Seus estatutos, tudo nos correrá bem (Dt 5:7; 6:15,24).
Mas voltemos à história de Sadraque e seus amigos. Ninguém perceberia se eles se prostrassem diante da imagem de ouro. Eles poderiam enganar os outros crentes da época, e hoje acontece o mesmo. Talvez, se você se vender ao pecado só para ser aceito pela turma ou pela sociedade, ninguém perceba. Mas o seu coração sabe – e Deus também – o que é pecado e o que não é. Havia muitos judeus – ou muitos crentes – naquela época, mas a Bíblia relatou que só aqueles três não se dobraram diante da imagem de ouro. Talvez os outros tenham se dobrado e passaram despercebidos. Hoje há outros tipos de imagens e outras formas de se vender ou se dobrar, coisas fora da vontade de Deus.
Cite exemplos de como hoje podemos estar nos dobrando diante da “imagem de ouro”? Conheço pessoas que não se vendem e, por causa disso, sofrem perseguições e discriminação – a fornalha da época de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. E o diabo sempre nos tenta uma segunda vez: o rei Nabucodonosor deu uma segunda “chance” aqueles três jovens (Daniel 3.15), mas eles ficaram firmes. Por isso, eles foram libertos de dentro da fornalha e não se achou nenhum dano neles. Eles confiaram no seu Deus e foram reconhecidos e honrados por aqueles que os perseguiram e humilharam, sem ter que se vender nem se prostrar diante da imagem.

Aos juniores: Cinco coisas que aprendemos com essa história:
1-A importância de ter amigos em Cristo – Sadraque, Mesaque e Abede-Nego permaneceram firmes e não aceitaram a ordem do rei Nabucodonosor. Nunca saberemos, mas será que eles teriam a mesma força para negar o rei se estivessem sozinhos? Independente disso, amigos que estão juntos em Cristo servem de consolo e apoio para os nossos momentos de luta. Quando encontramos amigos que tem a mesma fé em Deus que nós, achamos também um porto-seguro, alguém que se recusará a aceitar as ordens do mundo.

2-Seguir na contramão do mundo- A Bíblia é muito clara quando diz que todos (governadores regionais, prefeitos, governadores das províncias, juízes, tesoureiros, magistrados, conselheiros e todas as autoridades) foram se ajoelhar perante a estátua de Nabucodonosor. Em diversos momentos de nossa vida, somos desafiados a seguir comportamentos de muitas pessoas (beber, ir a festas, sexo antes do casamento). Comportamentos que todos ao nosso redor fazem, desde autoridades (ou em nosso caso atual, celebridades) até os nossos amigos. A recompensa veio depois, quando todos puderam ver o Deus que Sadraque, Mesaque e Abede-Nego serviam.

3-Resistir à pressão de pessoas- Em Daniel 3:15 vemos:
“Pois bem! Será que agora vocês estão dispostos a se ajoelhar e a adorar a estátua, logo que os instrumentos musicais começarem a tocar? Se não, vocês serão jogados na mesma hora numa fornalha acesa. E quem é o deus que os poderá salvar?
Muitas pessoas até resistem a tentações, ao pecado, quando estão sozinhas, mas assim que o mundo os pressiona um pouco, elas caem. Você tem caído na pressão das pessoas? Tem cedido aos questionamentos e as vontades de outras pessoas? Siga o exemplo de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e fique firme nas suas convicções em Cristo, mesmo quando as pessoas ao seu redor lhe pressionarem para desistir.

4-Deus deixará você entrar na fornalha – Deus poderia ter evitado que os jovens fossem para a fornalha. Ele poderia mostrar seu poder muito antes, poderia ter matado Nabucodonossor no momento que este questionava o Deus dos três, mas, aí está uma face incrível do nosso Deus. Em muitas situações Ele não vai te tirar do problema, Ele vai estar o tempo todo com você, mas vai deixar que você passe por alguns apuros. O por quê? Para você ter a sua fé nEle aumentada, para você dar o seu testemunho.

5-Como Deus está com você em todos os momentos – A parte mais linda dessa história está reservada para o final. Em Daniel 3:24
De repente, Nabucodonosor se levantou e perguntou, muito espantado, aos seus conselheiros:
-Não foram três os homens que amarramos e jogamos na fornalha?
-Sim senhor! – responderam eles.
-Como é, então, que estou vendo quatro homens andando soltos na fornalha? – perguntou o rei. – Eles estão passeando lá dentro, sem sofrerem nada. E o quarto homem parece um anjo.
Não importa o tamanho do seu problema, não importa o quão complicado possa parecer, Deus está conosco em todos os momentos. Todos mesmo. Mesmo quando não merecemos, mesmo quando não pedimos, Ele está com a gente, vigiando, cuidando , protegendo. Espere e confie, que cedo ou tarde você sairá da fornalha.

Porque os jovens mudaram de nome?
Sadraque (Ananinas), Mesaque (Misael) e Abde-nego (Azarias)
Porque os jovens hebreus quando ingressaram na Babilônia, o chefe dos Eunucos lhes pôs outros nomes, pois para ingressarem no serviço do rei, precisavam ter a cidadania babilônica, que lhes foi concedida com seus nomes babilônicos. Ao jovem príncipe Daniel ("Deus é meu Juiz") deram o nome de Beltessazar ("bel [deus principal da Babilônia] proteja sua vida"); a Hananinas ("o Senhor é gracioso") chamaram Sadraque (" servo de Áku", i.e., deus-lua); a Misael ("qual é igual a Deus?") chamaram Mesaque ("a sombra do príncipe ou "quem é este?"); a Azarias("o Senhor ajuda") chamaram Abede-Nego ("servo de nego", i.e., o deus da sabedoria ou a estrela da manhã). Agora, como cidadãos de Babilônia, passaram a desempenhar funções oficiais. Apesar de receberam nomes pagãos, esses judeus resolveram permanecer fiéis ao único Deus verdadeiro.
Fonte - Bíblia de Estudo Pentecostal - CPAD

Sugestão 1:
Utilizar o vídeo abaixo e fazer um “cineminha”, apagando as luzes da sala e fazendo pipoca para as crianças.
“Midinho e sua turma”:




Sugestão 2:
Ensinar às crianças a música da Cristina Mel.




Visuais I:









Visuais II:







Visuais III:






Atividades:
















Relacionando com a primeira doutrina da nossa Igreja:
(Sugestão: levar figuras dentro de uma caixa de presente, fazendo menção de que a salvação é um presente de Deus para as nossas vidas!)




  
Doutrina da salvação 
1. Rosto de homem: Jesus Cristo como salvador 
2. Evangelho de Lucas 
3. Apresenta Jesus como: Salvador 
4. Símbolo da Salvação: Cruz 
5. Cor simbólica na bandeira: Vermelho (escarlate) 

1. Como no livro de Ezequiel, o primeiro rosto que ele viu foi o de um homem (ver na imagem do topo), representando Jesus Cristo, o filho do homem, o salvador que foi sacrificado por nós. Os seguintes versículos falam de Jesus como o nosso salvador: 
Rm 3.23, Rm 8.34, At 16.31, Jo 3.3, Ap 20.15, 
Hb 7.25, I Jo 2.1-2, I co 12.1-7, I Jo 2.2. 

2. O evangelho de Lucas apresenta Jesus, o Salvador, que veio buscar e salvar o que se havia perdido. (Lc 19.10). 

3. Lucas apresenta Jesus como o filho do homem, perfeito e ideal no corpo, na alma e no espírito. A palavra de Deus diz que Jesus é 100% homem e 100% Deus. O evangelho de Lucas foi escrito para os gregos, cujo ideal era o homem perfeito. 

Aspectos humanos de Jesus descritos na Bíblia: 

É semente da mulher (Gn 3.15) 
É homem de dores e de trabalho (Is 53.3); 
Chamou-se a si mesmo de o filho do homem (Mt 9.6); 
Teve fome (Lc 4.2), sede (Jo 19.28), cansou-se (Jo 4.6), foi Tentado (Hb 4.15), sentiu agonia (Jo 11.35), dor (Mc 8.31), e pesar (mt 26.38); 

A si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, e tornando-se semelhante aos homens (Fp 2.7-8 - Bíblia edição atualizada); 

Sofreu como homem, sendo cuspido, flagelado, ridicularizado, desdenhado, rejeitado, humilhado e morto (Is 53.4); 

O Filho do Homem ressuscitou ao terceiro dia (I Co 15.4), foi visto por muitos (I Co 15.4-8), subiu ao céu (At 1.9), e está à destra de Deus pai (Hb 1.1,3). 

4. O símbolo da salvação é a cruz, e está vazia porque Jesus ressuscitou e vive para sempre (I Co 1.20). 

5. A doutrina da salvação está simbolizada na bandeira da I.E.Q. na cor vermelho (escarlate), representando o sangue de Cristo derramado por nós.


Sugestões de músicas:
Sadraque, Mesaque, Abedenego (Cristina Mel)



Fontes:
http://www.escoladominical.net/
http://www.apec.net.br/
http://www.nucleodeapoiocristao.com.br/estudos/crianca/celulas/ecc043.html
http://guiaparaojovemcristao.wordpress.com/2013/05/19/5-coisas-que-os-jovens-cristaos-podem-aprender-com-a-historia-de-sadraque-mesaque-e-abede-nego/
https://www.lds.org/manual/primary-6-old-testament/lesson-41-shadrach-meshach-and-abednego?lang=por

http://blogtiale.blogspot.com.br/2011/03/jovens-em-apuro-ananias-misael-e.html

Outros visuais:









Nenhum comentário:

Postar um comentário