sexta-feira, 21 de março de 2014

Aula 10 - Joquebede (mãe de Moisés)

Aula 10 – JOQUEBEDE (MÃE DE MOISÉS)



Texto Bíblico:
"De maneira alguma te deixarei" (Hebreus 13:5)

Objetivos:
Estamos quase chegando ao final do nosso trimestre sobre Salvação. Hoje aprenderemos sobre Joquebede! Uma mulher que confiava em Deus e sabia que o Senhor poderia salvar ela no momento mais difícil de sua vida. Ela foi dependente do Pai amada, pediu sabedoria a Deus e conseguiu salvar o seu filho do perigo da morte. Mais uma história que mostra que Deus nos ama, nos cuida e nos salva! Oremos para que a criança salva peça coragem a Deus quando lidar com problemas difíceis na sua vida, não permitindo que o medo a domine.
Relacionar com a Primeira Doutrina da Igreja do Evangelho Quadrangular, seu símbolo, cor e significado – Jesus salva!



Leia a Referência Bíblica: Êxodo 1:1 a 22; 2:1 a 10
A. A população dos israelitas cresceu enquanto eles estavam no Egito (Êxodo 1:6, 7).

B. Com medo do grande número de israelita, o Faraó os escravizou para poder controlá-los (1:8-14).
O povo de Israel tinha se tornado escravo do cruel Faraó. Um escravo é uma pessoa que está sob o controle de algo ou de alguém. A Bíblia diz que, desde que nascemos, você e eu somos controlados pelo pecado (Salmo 51:5). Pecar é querer fazer a sua vontade em vez da vontade de Deus. É por isso que você peca. (Discuta pecados específicos que as crianças cometem.) Mas, Deus ama você e enviou Alguém para libertá-lo do pecado, seu filho Jesus. O Filho perfeito de Deus, o Senhor Jesus Cristo, aceitou de boa vontade o castigo pelo seu pecado quando morreu na cruz. (Leia Romanos 5:8.) Ele derramou Seu sangue para que você não tivesse de ficar separado de Deus para sempre. Jesus voltou a viver, e você pode crer nEle e ter a vida eterna. Só crendo nEle como seu Salvador você pode ficar livre do castigo pelo seu pecado. O povo de Israel não era livre, era escravo do malvado Faraó.

C. Faraó ordenou às parteiras que matassem os meninos que nascessem de mães hebréias (1:15,16).
[O plano do Faraó era, na verdade, acabar com todos os hebreus.]

D. As parteiras honraram a Deus e desafiaram as ordens do Faraó, permitindo que os meninos vivessem (1: 17-21).
[A desobediência das parteiras salvou a vida de muitos meninos hebreus. Um caso parecido poderia ser o daquelas que são contra o aborto.]

E. Decidido a impor a sua vontade, Faraó ordenou que os meninos fossem afogados no rio Nilo (1:22).

F. Uma hebreia, chamada Joquebede, teve um filho e o escondeu durante três meses (2:2).
Joquebede queria a segurança do filho. Mas, e se ela ficasse com medo e se deixasse controlar por ele? Sua mente é, às vezes dominada pelo medo? Ter medo é ficar preocupado ou assustado com algo que está acontecendo ou que você acha que pode acontecer. Você tem medo do quê? (Deixe as crianças contarem do que têm medo.) Você acha que os pensamentos de medo são dados por Deus? Não! Todos temos medo, algumas vezes, mas ser escravos do medo (deixar que o medo domino você) é pecado. A Bíblia diz... (leia 2 Timóteo 1:7.) Se já tem o Senhor como seu Salvador, enfrente seus problemas com coragem. Isso significa pensar e agir de maneira calma e corajosa, mesmo que seja difícil. Deus libertou você do pecado, inclusive do medo! Ele pode ajudá-lo a ter coragem. Deus ajudou Joquebede a ter coragem. Mesmo quando as coisas estavam muito difíceis, ela permitiu que o medo tomasse conta dela.

G. Joquebede colocou, corajosamente, o filho num cesto impermeável no rio Nilo (2:3).

H. Miriã, a irmã do menino, ficou olhando para ver o que ia acontecer com ele (2:4).

I. A filha do Faraó descobriu o cesto quando foi tomar banho no rio, e teve pena da criança que chorava (2:5,6).
A atitude de Joquebede foi muito corajosa, ao colocar o cesto no rio e confiar em Deus para cuidar do bebê. Por causa da sua coragem, Deus fez então aparecer a única pessoas que podia salvar a vida da criança. Se já recebeu o Senhor Jesus como seu Salvador, enfrente os seus problemas com coragem. Ter coragem significa ser calmo e corajoso em seus pensamentos e atos. De onde vem a coragem?  A coragem vem de saber que Deus está com você e que Ele controla tudo. Quando tiver um problema sério para enfrentar (mencione os temores de que as crianças falaram antes), você precisa: (1) pensar no amor de Deus por você e como Ele controla tudo; (2) pedir a Deus para ajudá-lo a ser valente e fazer o que Ele manda. A Bíblia diz... (leia Josué 1:9.) Esta é uma promessa que Deus faz a você. Não foi bom Joquebede ter sido corajosa? Ela seguiu o plano que Deus lhe deu e confiou nEle para cuidar do seu filho. No plano de Deus, a própria filha de Faraó encontrou o menino e o salvou.

J. A irmã do menino ofereceu-se para procurar uma ama (ou babá) hebréia que pudesse cuidar ele (2:7-9).

Deus recompensou a coragem de Joquebede, dando a ela a alegria de cuidar do seu próprio filho, em segurança!

Sugestão:
Mesmo que problemas graves possam surgir na sua vida esta semana, será que você vai se lembrar de que, se já tem o Senhor Jesus como seu Salvador, Deus quer que você enfrente esses problemas com coragem? A Bíblia diz... (leia Josué 1:9.) Lembre-se de (1) pensar em Deus e (2) pedir a Deus que lhe dê coragem para fazer o que ele manda. Tenho um cartão para você levar para casa como lembrança, e colocar num lugar onde possa lê-lo todos os dias. Na semana que vem, você pode contar para nós como Deus lhe deu coragem para lidar com um problema difícil na sua vida.
(Professor: Prepare um cartão de aproximadamente 9 x 15 cm para cada criança, escrevendo nele os dois passos e também Josué 1:9.) 

Leia mais:
Os princípios que Moisés aprendeu em tenra idade, enquanto esteve sob a influência de seus pais, nortearam toda a sua vida, mesmo vivendo em uma sociedade idólatra e promíscua. Isso nos serve como motivação para aproveitarmos ao máximo o tempo que temos com nossos alunos. Pode ser que sua aula seja a única a instrução espiritual que seus alunos receberão na infância; por isso, dê o melhor de si para eles.
Lembre-se do exemplo de Timóteo: "... desde a infância sabes as sagradas letras, que podem torna-te sábio para a salvação..." (2 Tm 3:15).

Introdução
Quem aqui já foi a um rio com o papai ou a mamãe? Nadar ou brincar num rio é muito perigoso. Imaginem se vocês vissem um bebê, sozinho, dentro de um cestinho, no rio? O que vocês fariam? (Deixe as crianças responderem).

Desenvolvimento
Passaram-se muitos anos. José já havia morrido e outro Faraó (rei) governava o Egito. Esse rei ficou muito assustado com o número de pessoas do povo de Israel. Ele tinha medo que os israelitas se tornassem um povo forte. Então começou a tratá-los como escravos e fez com que todos trabalhassem muito, em trabalhos pesados e difíceis. Escravo não tem salário e sofre muito. Imagine você trabalhando como escravo!
Mas o povo de Israel continuou aumentando. Então o rei mandou matar todos os meninos que nascessem, para evitar que o povo de Israel crescesse ainda mais. Será que Deus esqueceu de Seu povo ali no Egito? Não. Vejam o que aconteceu.
Nessa época, nasceu um bebê, que teve uma história muito especial na vida do povo israelita. A mamãe do bebê o escondeu em casa por três meses para que não fosse morto pelos soldados. Após esse tempo, pegou um cesto, colocou o bebê dentro dele e o pôs na beira do rio, e o cestinho foi flutuando devagarzinho. Deve ter sido muito triste para a mamãe se separar de seu filhinho. A irmãzinha do bebê. O rio era um lugar perigoso, e a mamãe não queria que nada de ruim acontecesse ao seu filhinho.
Naquele dia, a filha de Faraó, a princesa, veio tomar banho no rio e encontrou o cesto flutuando. Ela deve ter ficado muito curiosa para saber o que havia naquele cesto. E que surpresa! Era um bebê muito lindo e ela gostou tanto que resolveu ficar com ele. Deus tinha um plano para aquela criança.
Vocês se lembram que alguém estava vigiando o bebê? Muito bem! Miriã! Nessa hora, ela chegou perto da filha de Faraó e perguntou se queira uma babá para cuidar dele.
A princesa respondeu que sim. Adivinhem quem Miriã foi buscar para ser a babá! Ela buscou a sua mamãe. Então a princesa entregou o nenê para a sua própria mãe e lhe disse: " Leve esse menino e crie-o para mim, que eu lhe pagarei pelo seu trabalho". Ela pode cuidar do nenê em sua casa sem correr nenhum perigo.
Quando o bebê cresceu, foi levado de volta à filha de Faraó. Ela o chamou de Moisés, que significa tirado das águas.

Conclusão
Nesta história, aprendemos que Deus cuidou daquele nenê.
Deus sabe de tudo que acontece conosco, também. Sabe quando estamos tristes, com saudades de alguém, quando estamos sozinhos e com medo, quando estamos doentes. Deus cuida de você onde você estiver.

Fonte: Editora Cristã Evangélica - Do Egito à Terra Prometida (8)


Visuais I:







Visuais II:







Visuais III:








Atividades:











Relacionando com a primeira doutrina da nossa Igreja:
(Sugestão: levar figuras dentro de uma caixa de presente, fazendo menção de que a salvação é um presente de Deus para as nossas vidas!)



Doutrina da salvação 
1. Rosto de homem: Jesus Cristo como salvador 
2. Evangelho de Lucas 
3. Apresenta Jesus como: Salvador 
4. Símbolo da Salvação: Cruz 
5. Cor simbólica na bandeira: Vermelho (escarlate) 

1. Como no livro de Ezequiel, o primeiro rosto que ele viu foi o de um homem (ver na imagem do topo), representando Jesus Cristo, o filho do homem, o salvador que foi sacrificado por nós. Os seguintes versículos falam de Jesus como o nosso salvador: 
Rm 3.23, Rm 8.34, At 16.31, Jo 3.3, Ap 20.15, 
Hb 7.25, I Jo 2.1-2, I co 12.1-7, I Jo 2.2. 

2. O evangelho de Lucas apresenta Jesus, o Salvador, que veio buscar e salvar o que se havia perdido. (Lc 19.10). 

3. Lucas apresenta Jesus como o filho do homem, perfeito e ideal no corpo, na alma e no espírito. A palavra de Deus diz que Jesus é 100% homem e 100% Deus. O evangelho de Lucas foi escrito para os gregos, cujo ideal era o homem perfeito. 

Aspectos humanos de Jesus descritos na Bíblia: 

É semente da mulher (Gn 3.15) 
É homem de dores e de trabalho (Is 53.3); 
Chamou-se a si mesmo de o filho do homem (Mt 9.6); 
Teve fome (Lc 4.2), sede (Jo 19.28), cansou-se (Jo 4.6), foi Tentado (Hb 4.15), sentiu agonia (Jo 11.35), dor (Mc 8.31), e pesar (mt 26.38); 

A si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, e tornando-se semelhante aos homens (Fp 2.7-8 - Bíblia edição atualizada); 

Sofreu como homem, sendo cuspido, flagelado, ridicularizado, desdenhado, rejeitado, humilhado e morto (Is 53.4); 

O Filho do Homem ressuscitou ao terceiro dia (I Co 15.4), foi visto por muitos (I Co 15.4-8), subiu ao céu (At 1.9), e está à destra de Deus pai (Hb 1.1,3). 

4. O símbolo da salvação é a cruz, e está vazia porque Jesus ressuscitou e vive para sempre (I Co 1.20). 

5. A doutrina da salvação está simbolizada na bandeira da I.E.Q. na cor vermelho (escarlate), representando o sangue de Cristo derramado por nós.


Fontes:
http://pastoreandokids.blogspot.com.br
http://blogtiale.blogspot.com.br/
http://www.escoladominical.net/
http://jorgianecarvalho.blogspot.com.br/
http://www.apec.net.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário