sábado, 15 de março de 2014

AULA 9 – RAINHA ESTER

Aula 9 – RAINHA ESTER



Texto Bíblico:
“Porque onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles.” (Mateus 18:20)

Objetivos:
Hoje aprenderemos sobre uma linda mulher que a Bíblia fala. Seu nome significa estrela e combina bem com o seu perfil, afinal, ela veio para bilhar e ser luz por onde andou. Ester era uma menina simples, órfã, e aos olhos do mundo uma “coitada”. Porém, ela conhecia o Deus vivo e verdadeiro e mesmo depois de adulta continuou dependendo desse Deus. E quando mais precisou de socorro, lembrou-se das Promessas do Senhor. Justamente por seu temor  ao Deus vivo, juntamente com seu povo uniram-se em oração e foram livres de toda a maldade e perigo. Mais uma história abençoada que veremos que Deus está sempre nos protegendo, e nos dando a salvação!
Relacionar com a Primeira Doutrina da Igreja do Evangelho Quadrangular, seu símbolo, cor e significado – Jesus salva!


 Leia a Referência Bíblica: Livro de Ester - Ester 2:17; 4:4-17; 5:1-3
Ester era uma jovem judia que desde pequena não tinha nem pai nem mãe. Ela tinha um primo chamado Mardoqueu que criava ela. Ester foi escolhida pelo rei Assuero para ser sua rainha.                              
Havia no palácio do rei um homem chamado Hamã que odiava os judeus. Hamã convenceu o rei a dar uma ordem para que todos os judeus fossem mortos. Mardoqueu foi ao encontro de Ester e pediu que ela falasse com o rei Assuero sobre essa ordem, pois Ester e Mardoqueu eram judeus.
Ester ficou com medo, pois, era contra a lei do palácio falar com o rei sem ser chamada, podendo até colocar sua vida em risco. Ela concorda em falar com o rei depois de jejuar e orar durante três dias e três noites. E pede que a comunidade de judeus faça o mesmo. Ela arrisca a própria vida ao ir falar com o rei e interceder pela vida do seu povo. Deus impressiona o rei a dizer Sim ao pedido de Ester. O povo de Ester é salvo por causa da coragem dela e porque Deus respondeu à oração de todas as pessoas que oraram.

Sugestão:
O nome das pessoas nessa história pode ser desconhecido para as crianças. A fim de ajudá-las a lembrar-se de quais pessoas pertenciam a Deus, pedir-lhes que expressem uma reação quando os nomes forem mencionados na história. Pratiquem juntos antes de começar a contar a história. Será bom ter um adulto liderando a crianças.
Palavras:
Ações:
Ester
inclinar a cabeça (fazer reverência)
Rei
curvar-se
Mardoqueu
polegar para cima em sinal de positivo
Hamã
polegar para baixo em sinal de negativo


Ester [inclinar a cabeça] era agora a rainha da Pérsia. A meninazinha órfã, de um país estrangeiro, crescera e se tornara rainha. Mardoquen [polegar para cima em sinal de positivo] a educara para amar e honrar a Deus, mas ele recomendou que ela jamais contasse que pertencia ao povo judeu. Mardoqueu [polegar para cima em sinal de positivo] não queria que o rei [curvar-se] mudasse de opinião a respeito de Ester [inclinar a cabeça] porque o povo dela era de outro país.
O trabalho de Mardoqueu [polegar para cima em sinal de positivo] era ficar sentado junto à porta do palácio para ajudar as pessoas que ali chegavam. Sendo que ele trabalhava no palácio, ele conseguia manter-se em contato com Ester [inclinar a cabeça], transmitir-lhe recados e dar-lhe conselhos. Ester [inclinar a cabeça] ficava contente ao receber notícias de Mardoqueu [polegar para cima em sinal de positivo] e sempre fazia o que ele sugeria.
Um dia, depois de Ester [inclinar a cabeça] haver sido rainha durante cinco anos, ela recebeu um recado muito importante de Mardoquen [polegar para cima em sinal de positivo]. Dizia que o mais importante auxiliar do rei [curvar-se], chamado Hamã [polegar para baixo em sinal de negativo], havia enganado o rei levando-o a assinar uma nova lei terrível. Hamã [polegar para baixo em sinal de negativo] não gostava do povo judeu. Essa nova lei determinava que em certa data, o povo da Pérsia podia ferir todos os judeus e tomar tudo o que eles possuíssem.
Mardoqueu [polegar para cima em sinal de positivo] enviou um recado a Ester [inclinar a cabeça]. O recado dizia: “Você precisa ir e dizer ao rei [curvar-se] que você é descendente do povo judeu, e pedir que ele salve a vida de todo seu povo.”
Ester [inclinar a cabeça] enviou um recado de volta a Mardoqueu [polegar para cima em sinal de positivo] dizendo: “Eu tenho medo. O rei [curvar-se] não tem me chamado há mais de um mês e não me é permitido ir à presença dele.” A ninguém era permitido entrar no pátio interior da casa do rei [curvar-se] sem ser convidado; nem mesmo a rainha. E se alguém se atrevesse seria morto, a menos que o rei [curvar-se] lhe estendesse seu cetro real [mostrar o cetro]. Que chance teria ela de falar com o rei [curvar-se]?
Mardoqueu [polegar para cima em sinal de positivo] enviou outra mensagem de volta, dizendo: “Não pense que você escapará só porque mora no palácio real. Talvez você tenha sido colocada por Deus como rainha justamente para salvar nosso povo.”
Ester [inclinar a cabeça] tomou uma decisão e enviou um novo recado a Mardoqueu [polegar para cima em sinal de positivo], dizendo: “Por favor, reúna todos os judeus na cidade. Durante três dias, dediquem todo o tempo à oração e não comam nada. Eu e minhas servas faremos o mesmo. No terceiro dia, eu irei ver o rei [curvar-se], ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei.”
Quando as pessoas não comem porque estão orando fervorosamente, dizemos que estão jejuando. Ester [inclinar a cabeça] queria pensar somente em Deus. Não queria pensar em comida. Em toda a cidade, os judeus estavam jejuando e orando juntos.
No terceiro dia, Ester [inclinar a cabeça] fez uma última oração antes de colocar suas vestes reais. Será que o rei [curvar-se] ficaria contente em vê-la? Será que ele lhe estenderia o cetro real [mostrar o cetro]? Corajosamente ela caminhou até o pátio interior da casa do rei [curvar-se].
O rei [curvar-se] levantou a cabeça e olhou em direção à porta. Quem estaria se atrevendo a ir perante ele sem ser convidado? O quê? Era Ester [inclinar cabeça]! O rei [curvar-se] deu um sorriso e lhe estendeu o cetro real [mostrar o cetro], dizendo:
— O que acontece, rainha Ester [inclinar a cabeça]? Qual é o seu pedido? Mesmo que seja a metade do reino, lhe será dado.
Ester [inclinar a cabeça] estendeu a mão e tocou a ponta do cetro [mostrar o cetro]. Então, ela convidou o rei [curvar-se] para um jantar especial. Depois, ela o convidou para um segundo jantar especial. Na hora do jantar, ela contou ao rei [curvar-se] que ela descendia dos judeus. Então, pediu que ele mudasse a terrível lei que permitia que ela e todos os judeus fossem feridos.
O rei [curvar-se] ficou zangado por ter sido enganado para assinar aquela lei tão terrível, mas a lei não podia ser mudada. Por isso, ele escreveu imediatamente uma nova lei que permitia que os judeus se protegessem. Quando o dia marcado chegou, ninguém procurou ferir os judeus.
O povo judeu foi salvo pela coragem de Ester [inclinar a cabeça] e pelas orações. Deus ouvira as orações de todos que oraram juntos. Deus ainda ouve nossas orações, quando oramos sozinhos ou junto com outras pessoas. Ele é um Deus maravilhoso que sempre cuida de nós.
Analisando
Como será que Ester se sentiu ao ir à presença do rei? (Com medo, preocupada, calma.) Vocês teriam feito o que Ester fez? Vocês podem ser corajosos mesmo quando estão assustados? (Sim.) O que pode ajudar vocês a ser corajosos? (Jesus pode ajudar quando vocês oram ou quando alguém ora por vocês.) Pode ser que Ester estivesse muito calma porque ela havia passado três dias orando e pedindo que Deus estivesse com ela. Orar com outras pessoas ajuda a nos sentirmos mais perto uns dos outros, principalmente por estarmos orando pela mesma coisa. Vocês podem animar uns aos outros. Ao orar juntos nos sentimos mais fortes e temos mais fé em Deus. Vamos recapitular:

Por que Hamã queria ferir os judeus? (Por que não gostava deles.) O que fez Ester para ajudar seu povo? (Orou, jejuou e foi à presença do rei para pedir a ajuda dele.) Por que Ester e os judeus jejuaram (ou não comeram) enquanto oravam? (Para poder pensar só em Deus e saber como orar melhor.) Deus não espera que as crian ças parem de comer; mas também não quer que pensem nEle só quando estão orando. Qual foi o primeiro pedido de Ester ao rei? (Para ir a um jantar especial.) Como o rei ajudou Ester e seu povo? (Fazendo uma nova lei para protegê-los.)

“Nós Te agradecemos, Jesus, porque nos ouves quando oramos juntos. Nós Te amamos. Amém.”


Atividades:












Visuais I:












Visuais II:







Outros visuais:






























Relacionando com a primeira doutrina da nossa Igreja:
(Sugestão: levar figuras dentro de uma caixa de presente, fazendo menção de que a salvação é um presente de Deus para as nossas vidas!)


Doutrina da salvação 
1. Rosto de homem: Jesus Cristo como salvador 
2. Evangelho de Lucas 
3. Apresenta Jesus como: Salvador 
4. Símbolo da Salvação: Cruz 
5. Cor simbólica na bandeira: Vermelho (escarlate) 

1. Como no livro de Ezequiel, o primeiro rosto que ele viu foi o de um homem (ver na imagem do topo), representando Jesus Cristo, o filho do homem, o salvador que foi sacrificado por nós. Os seguintes versículos falam de Jesus como o nosso salvador: 
Rm 3.23, Rm 8.34, At 16.31, Jo 3.3, Ap 20.15, 
Hb 7.25, I Jo 2.1-2, I co 12.1-7, I Jo 2.2. 

2. O evangelho de Lucas apresenta Jesus, o Salvador, que veio buscar e salvar o que se havia perdido. (Lc 19.10). 

3. Lucas apresenta Jesus como o filho do homem, perfeito e ideal no corpo, na alma e no espírito. A palavra de Deus diz que Jesus é 100% homem e 100% Deus. O evangelho de Lucas foi escrito para os gregos, cujo ideal era o homem perfeito. 

Aspectos humanos de Jesus descritos na Bíblia: 

É semente da mulher (Gn 3.15) 
É homem de dores e de trabalho (Is 53.3); 
Chamou-se a si mesmo de o filho do homem (Mt 9.6); 
Teve fome (Lc 4.2), sede (Jo 19.28), cansou-se (Jo 4.6), foi Tentado (Hb 4.15), sentiu agonia (Jo 11.35), dor (Mc 8.31), e pesar (mt 26.38); 

A si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, e tornando-se semelhante aos homens (Fp 2.7-8 - Bíblia edição atualizada); 

Sofreu como homem, sendo cuspido, flagelado, ridicularizado, desdenhado, rejeitado, humilhado e morto (Is 53.4); 

O Filho do Homem ressuscitou ao terceiro dia (I Co 15.4), foi visto por muitos (I Co 15.4-8), subiu ao céu (At 1.9), e está à destra de Deus pai (Hb 1.1,3). 

4. O símbolo da salvação é a cruz, e está vazia porque Jesus ressuscitou e vive para sempre (I Co 1.20). 

5. A doutrina da salvação está simbolizada na bandeira da I.E.Q. na cor vermelho (escarlate), representando o sangue de Cristo derramado por nós.

Fontes:
http://pastoreandokids.blogspot.com.br
http://blogtiale.blogspot.com.br/
http://www.escoladominical.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário