sexta-feira, 20 de junho de 2014

Aula 23 – A importância da oração para as crianças


Aula 23 – Importância da oração




Texto Bíblico:
 “Orem sempre.” (I Tessalonicenses 5:16,17)
"Tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco " (Marcos 11:24)
“Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graça, em favor de todos os homens.” (1 Timóteo 2: 2)
“Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei” (João 14:14).

Objetivos:
Orar é falar com Deus. Assim como as crianças gostam de conversar, contar histórias e são sinceras, queremos que com essa mesma simplicidade elas tenham intimidade com o Senhor. Se elas aprenderem desde pequenas a importância de orar e colocarem em prática uma vida de oração, temos certeza de que serão jovens e adultos com comunhão com Jesus e terão fé para vencer qualquer adversidade. Estamos no trimestre do Batismo no Espirito Santo e a oração é a chave que abre a porta para a intimidade com Deus.

TEMA: Jesus me Ensina a Orar
TEXTO – BÍBLICO: Lucas 11.1-4, Mateus 6.9-13
 VERSÍCULO DO DIA: “Jesus estava orando em certo lugar e, quando terminou, um de seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar...” Lucas 11.1
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Ensinar através da Oração do “Pai Nosso” como falar com Deus. Alertar às crianças que Jesus ensinou esta oração para nos servir de modelo dos “ingredientes” que compõe uma Oração e que esta não deve ficar sendo repetida.

INTRODUÇÃO
Orar é falar, conversar com Deus. Você e eu podemos dizer a Deus quão grande Ele é. Podemos pedir que Ele nos perdoe quando erramos e agradecer por tudo que faz por nós e por outros. É possível conversar com Ele sobre as coisas tristes ou alegres. Podemos pedir que satisfaça as nossas necessidades.
O Senhor Jesus orava sempre e costumava falar sobre a oração. Um dia, os discípulos quiseram aprender a orar. Jesus então deu a eles um modelo de oração para ajudá-los a aprender.

DESENVOLVIMENTO 


“PAI NOSSO”: Deus é Pai de todos nós, de todas as pessoas. Nós temos os nossos pais da terra, mas Deus é o nosso primeiro Pai; 

“QUE ESTAIS NO CÉU”: Deus nosso Pai, está em toda a parte: está sempre conosco onde nós estivermos;

“SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME”: devemos louvar sempre a Deus por tudo aquilo que Ele nos dá. Ele mais que ninguém merece todo o nosso louvor, o nosso muito obrigado;

“VENHA A NÓS O VOSSO REINO”: Deus está sempre conosco e é nosso amigo. A sua morada é para todos os que o escutam e amam. Todos podem entrar no Reino, na casa de Deus;

“SEJA FEITA A VOSSA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU”: devemos fazer sempre a vontade de Deus. E fazer a vontade de Deus é fazer o que os nossos pais nos mandam, o que nos pedem os nossos catequistas, os professores, etc... é também comportar-se bem em todo o lugar. É obedecer à Palavra de Deus; 

“O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE”: Deus, nosso Pai, nos dá o alimento que serve para nós nos alimentarmos e termos vida;

“PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS”: Deus nos perdoa quando fazemos mal aos outros, quando não rezamos as orações que aprendemos ao longo deste ano, na catequese, quando nos arrependemos das nossas asneiras e pedimos perdão; 

“ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO”: devemos perdoar a quem nos faz mal assim como Deus nos perdoa. Devemos também pedir desculpas aos nossos professores quando não fazemos os deveres; aos nossos pais, aos nossos catequistas e a todas as pessoas a quem fazemos mal, para que Deus possa perdoar a nós também pelo mal que fizemos;

“E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO, MAS LIVRAI-NOS DO MAL”: devemos pedir a Deus que faça de nós bons amigos. Nós, por vezes, batemos nos colegas e amigos, mas devemos pedir a Deus que nos ajude e não fazer mais isso;



Sugestão de dinâmica:
Textos adicionais: I Reis 18:17-36; Atos 12:5-12; Marcos 11:24.

Material Necessário
2 cadeados pequenos e chaves
3 chaves velhas de tipos diferentes
1 porta-jóias (pode ser substituído por caixinha de papelão revestida com papel amarelo)
7 a 8 tipos de jóias (podem ser anéis, pedra preciosas, colar de pérolas etc.)

Modo de Preparar

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:          1.jpg
Visualizações: 4
Tamanho:  67,8 KB
ID:       20674

Coloque as jóias na caixa.
(Caso utilize a caixa de papelão, tente fechá-la colocando uma alça na tampa e na caixa para fechar com o cadeado.
Caso utilize um porta-jóias com chave, será necessário apenas um cadeado.)
Coloque etiquetas em cada chave, com as seguintes ins-crições:
DINHEIRO, FAMA, POBREZA.
Coloque etiquetas também em cada jóia.
As etiquetas das jóias devem conter as seguintes inscrições:
“Ajuda na angústia”, “Perdão”, “Saúde”, “Força”.

NOTA:
A chave que abre a caixa ou o cadeado que tranca a caixa deve conter uma etiqueta com a palavra ORAÇÃO.

Mensagem
Mostre um cadeado e sua forma de fechadura.
Enquanto você abre e fecha esse cadeado com a própria chave dele, explique que existem muitas outras fechaduras que necessitam das suas chaves próprias para que possam ser abertas, como por exemplo: A porta da nossa casa, a fechadura do carro, a fechadura da mala, da loja, do portão etc.

Há, porém, um tipo de fechadura bem diferente dessas que aqui se encontram.
Essa fechadura necessita de uma chave diferente também.
É a fechadura do maravilhoso tesouro de Deus (coloque o porta-jóias sobre a mesa e não mostre a chave).

Bem, se este porta-jóias fosse o tesouro de Deus e você necessitasse de uma ou mais bênçãos, como ajuda na angústia, perdão ou força, como você poderia ter acesso a essas coisas?
Será necessário uma chave especial, uma chave própria para abrir esse tipo de fechadura (mostre que a caixa está fechada).

Vamos tentar agora descobrir qual é a chave especial que necessitamos para abrir o maravilhoso tesouro de Deus.

Primeira chave – DINHEIRO
O dinheiro pode comprar as bênçãos de Deus? (Tente a chave na fechadura.) O dinheiro nunca pode comprar o perdão ou a ajuda de Deus em tempo de angústia ou necessidade.

Segunda chave – FAMA
Algumas vezes você vê o filho de uma pessoa famosa e imagina que a chave da fama irá abrir a caixa do tesouro. Talvez seja o filho do prefeito ou do presidente, porém, ter pais famosos não irá abrir o cadeado.

Terceira chave – POBREZA
A pobreza irá abrir o tesouro? Não. O fato de ser pobre não implica em que o cadeado abra a caixa do tesouro.

Há apenas uma chave que pode abri-la.
É a chave da oração (segure a chave correta, rotulada com a palavra ORAÇÃO).
Comente, em poucas palavras, como Elias usou a chave da oração para provar que Deus é o único Deus verdadeiro (I Reis 18:17-36) e como a Igreja orou pela libertação de Pedro (Atos 12:5-12).
(Abra a caixa e mostre algumas jóias que ela contém e leia as etiquetas coladas nessas jóias.) Jesus disse: “Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei” (João 14:14).

Primeiramente, peça para as meninas lerem o verso, depois para os meninos.

REFLEXÃO
A oração é a forma que temos para nos comunicarmos com Deus.
Essa comunicação é tão importante como uma chave é para a sua fechadura.
Através da oração, podemos abrir diferentes caminhos para a nossa vida, pois estaremos entregando nas mãos de Deus as nossas maiores necessidades. Devemos, portanto, falar com o nosso Deus diariamente e entregar a Ele a nossa vida.
Então Ele abrirá a caixa de tesouros do Seu infinito amor para colocá-los à nossa disposição.

Vocês gostariam de falar com Deus diariamente? Orem sempre.
A Bíblia nos aconselha: “Orai sem cessar” (I Tessalonissenses 5:17).
Isso não quer dizer que devamos estar ajoelhados o tempo todo, mas sim, que devemos estar em comunhão constante com Jesus, recorrendo a Ele sempre que precisarmos, não importa o local, tendo a certeza da Sua companhia ao nosso lado, constantemente, para nos animar e ajudar.
Esse é um privilégio que tem todo fiel seguidor do Senhor Jesus, pois Ele está sempre pronto a ouvir aqueles que O buscam.

Autores: Bettie Stubbs & *Marvin Hunt
Fonte: http://portaladventista.com.br

Video:
Midinho:


Música:
Minha oração (Cristina Mel)
http://www.youtube.com/watch?v=6d5efjYBai0

Com os olhinhos fechados,
unindo as mãos,
é assim que se faz uma oração.
Que é...
Falar com Deus
o que vai no coração.
Falar com Deus,
isso é uma oração.
Bem alto, baixinho,
sentado, pulando...
Eu vou orar...
Falar com Deus
o que vai no coração.
Falar com Deus,
isso é uma oração.


Soldadinho e Florzinha de Jesus (Turma do Cristãozinho)
Sou um soldadinho de Jesus (2x)
Abro a boquinha para cantar, fecho os olhinhos para orar

Sou uma florzinha de Jesus (2x)
Abro a boquinha para cantar, fecho os olhinhos para orar.
.


Silêncio- Oração do Pai nosso (Cristina Mel)





Fonte: http://apascentarospequeninos.blogspot.com.br/2012/04/oracao.html
Oração / Mateus 6.5-14


—Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. 6Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.


—Nas suas orações, não fiquem repetindo o que vocês já disseram, como fazem os pagãos. Eles pensam que Deus os ouvirá porque fazem orações compridas. Não sejam como eles, pois, antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam.


Portanto, orem assim: “Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo. 10 Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu! 11 Dá-nos hoje o alimento que precisamos.


12 Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam. 13 E não deixes que sejamos tentados, mas livra-nos do mal. Pois teu é o Reino, o poder e a glória, para sempre. Amém! ” 14 —Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. 15 Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês.








http://estelitaesarita.blogspot.com.br/2011/04/pai-nosso-ilustrado.html

PAI NOSSO ILUSTRADO:








Fontes:
http://apascentarospequeninos.blogspot.com.br/2012/04/oracao.html
http://jardimdafe.blogspot.com.br/2013/07/pai-nosso-comentado-para-criancas.html#axzz356uG2R5D
http://escola-dominical-infantil.blogspot.com.br/2013/04/a-oracao-historia-e-atividade.html
http://blogdaebi.blogspot.com.br/2013/02/unidade-1-jesus-nos-ensina-orar-pai.html
http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br/2011/05/licao-9-aprendendo-orar.html
http://escola-dominical-infantil.blogspot.com.br/2013/04/a-oracao-historia-e-atividade.html
http://karolpoerner.blogspot.com.br/2010/11/jesus-ensina-sobre-oracao-serie-com-4.html



Relacionando com a Segunda Doutrina!
JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO

Rosto do LEÃO:
Contemplamos o Batizador poderoso com o Espírito Santo e com Fogo.

JESUS CRISTO, O BATIZADOR NO ESPÍRITO SANTO
Jesus Cristo como Batizador no Espírito Santo é tipificado no ROSTO DE LEÃO.
Temos o seguinte esboço para o estudo desta doutrina:
A . O “rosto de leão” = Jesus Cristo o Batizador no Espírito Santo.
B . Evangelho = JOÃO
C . Como apresenta Jesus = Como “Filho de Deus”
D . Símbolo do Batismo no Espírito Santo = Pomba
E . Cor simbólica na bandeira = Ouro (amarela)

A . O segundo rosto que Ezequiel viu foi o “ROSTO DE LEÃO” representando Jesus Cristo como Batizador no Espírito Santo. Quando lemos na Palavra de Deus que Sansão, Davi e Benaia mataram um leão (Juízes 14:5-6, I Samuel 17:34-36, II Samuel 23:20), sempre pensamos que pessoas muito valentes; isto porque o leão é símbolo de força e poder. O primeiro e o último livro da Bíblia falam de Jesus como leão. A profecia “Judá é um leãozinho” (Gên. 49:9) é referente a Jesus, que viria da tribo de judá. Será cumprida ainda no futuro, como lemos no último livro da Bíblia:
“E disse-me dos anciões: Não chores, eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu para abrir e desatar os sete selos”. (Ap. 5:5)
Este Leão que disse: “É me dado todo o poder no céu e na terra” (Mat. 28:18), foi reconhecido por João Batista como o Batizador no Espírito Santo: ” … Aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu… Ele vos batizará com o Espírito Santo…” (Mat. 3:11).
Nos últimos dias do seu ministério Jesus disse: “… Convém que eu vá, porque se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas se eu for enviar-vo-lo-ei”. (João 16:7).
Pouco antes de Sua ascensão, Jesus disse: ” …na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo não muito depois destes dias”. (Atos 1:5) Jesus considerou tão importante o Batismo no Espírito Santo que ordenou aos Seus discípulos: “Ficai, porém, na cidade de Jerusalém até que do alto sejais revestidos de PODER”, (Lucas 24:49)
Esta promessa concretizou-se no Dia de Pentecostes. Vejamos o relato em Atos 2:1-4. “E cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e de repente veio do céu um som, como de um vento veemente impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”. Está ainda de pé a mesma promessa? Sim; “Porque a promessa voz diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar”. (Atos 2:38-39)
Esta preciosa promessa tornou-se realidade desde os tempos apostólicos. Vejamos os acontecimentos em Samaria, Cesaréia e Éfeso:
Um ano após o Pentecostes, em Samaria, os samaritanos “receberam o Espírito Santo”. (Atos 8:1-24). O falarem línguas como manifestação do Espírito é evidente, porque Simão, o mágico, ofereceu dinheiro pelo poder de transmitir este dom manifestado diante de seus olhos.
Oito anos depois do Pentecostes (Atos 10:1-48), em Cesaréia, Cornélio, um gentio, com “muitos que ali se haviam ajuntado”, estavam ouvindo as palavras de Pedro, quando caiu o Espírito Santo sobre eles e”… todos quantos tinham vindo com Pedro maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios… Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus”. (Atos 10:44-46).
Vinte anos depois do Dia de Pentecostes (Atos 19:1-6), em Éfeso, veio o Espírito Santo sobre uns doze varões que estavam ouvindo a palavra de Paulo, e “falavam línguas e profetizavam”… (Atos 19:6).

B. O EVANGELHO de João apresenta Jesus, o Batizador “que batiza com o Espírito Santo”. (João 1:32-33).
C. João apresenta Jesus, o Batizador, como “FILHO DE DEUS” e afirma: “Estes, porém foram escritos para que creias que Jesus é o Cristo, o FILHO DE DEUS”. (João 20:31). Seu Evangelho foi escrito para os crentes de todas as raças, línguas e tribos. João não apresenta a origem humana de Jesus, mas abre o seu Evangelho com a afirmação positiva de Sua divindade. “No princípio era o Verbo… e Verbo era Deus”. (João 1:1).
O próprio Jesus identificou-se com o Pai: “… dizia que Deus era Seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus”. (João 5:18). Aceitou-se a exclamação de Tomé, “Senhor meu, e Deus meu!” (João 20:28). Afirmou Sua eternidade: “Antes que Abraão existisse, EU SOU”. (João 8:58).
D. O Símbolo do Batismo no Espírito Santo é a POMBA. (Mat. 3:16).
E. Este aspecto do Evangelho Quadrangular está simbolizado na bandeira pela cor de ouro, tipificando o fogo celestial do Espírito Santo.

PAI NOSSO PARA OS PEQUENINOS




















Pai nosso para crianças










http://escola-dominical-infantil.blogspot.com.br/2013/04/a-oracao-historia-e-atividade.html


A oração: história e atividade


















http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br/2011/05/licao-9-aprendendo-orar.html

MATERIAL DE APOIO A REVISTA DO JARDIM DE INFÂNCIA NA EBD.

Texto Bíblico: Atos 9:36-42
36 Havia em Jope uma discípula por nome Tabita, que traduzido quer dizer Dorcas, a qual estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.
37 Ora, aconteceu naqueles dias que ela, adoecendo, morreu; e, tendo-a lavado, a colocaram no cenáculo.
38 Como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, enviaram-lhe dois homens, rogando-lhe: Não te demores em vir ter conosco.
39 Pedro levantou-se e foi com eles; quando chegou, levaram-no ao cenáculo; e todas as viúvas o cercaram, chorando e mostrando-lhe as túnicas e vestidos que Dorcas fizera enquanto estava com elas.
40 Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pôs-se de joelhos e orou; e voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se.
41 Ele, dando-lhe a mão, levantou-a e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva.
42 Tornou-se isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor.
43 Pedro ficou muitos dias em Jope, em casa de um curtidor chamado Simão.

Objetivo: Ensinar que orar é falar com Deus.

Versículo visualizado: Fiz um colorido. Você deve imprimir em papel peso 40Kg e depois recortar seguindo as margens do desenho para fazer um versículo em silhueta.

 Esse versículo abaixo é em preto e branco e está dividido em duas partes, uma na silhueta do menino e a outra na silhueta da menina. Você deve proceder da mesma forma como descrevi no versículo colorido. Se quiser pode pendurar as silhuetas em varal, como está sugerido na revista do mestre.




 Palavra do dia:
 Lembrancinhas: após imprimir recorte as silhuetas e dobre ao meio, de forma que o versículo fique nas costas do menino ou menina.


 Sugestão: você pode entregar esta cartõezinhos às crianças para cada uma escrever o seu pedido de oração, pode confeccionar uma caixinha de oração e depois colocar os pedidos dentro e fazer uma oração juntamente com as crianças.

http://blogdaebi.blogspot.com.br/2013/02/unidade-1-jesus-nos-ensina-orar-pai.html

Unidade 1 - Jesus nos Ensina a Orar - PAI NOSSO (Historia)

 
Jesus nos Ensina a Orar - PAI NOSSO (Historia)
Era uma vez um menininho muito obediente e estudioso, o nome dele era Marcos. Ele frequentava
a EBI e sua mãe gostava de vê-lo se interessando pelas coisas de Deus. Marcos aprendeu na
EBI que a oração é uma conversa com Deus, e por isso orava todos os dias quando acordava e
quando ia dormir. Ele gostava de falar com seu amigo, Deus. Quando chegava à EBI, era recebido
pela educadora Joana, que era muito boazinha e amava ensinar as coisas de Deus para as crianças.
Certo dia, ela ensinou para a turma uma oração muito especial, a oração do Pai Nosso, e explicou
o seguinte:
“Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Teu nome...” Isso quer dizer que quando
entramos na presença de Deus, em oração, nós devemos fazer com todo o respeito. Deus é Pai
de todos aqueles que aceitam Jesus como seu Salvador. Antes de Jesus morrer na cruz por nós,
o pecado nos separava de Deus; mas, por causa do seu sacrifício, hoje podemos nos aproximar
Dele em oração.
A tia Joana continuou explicando a oração: “...venha o Teu reino; faça-se a Tua vontade, assim
na terra como no céu...” Amiguinhos, devemos pedir a Deus que a vontade Dele seja feita em nossa vida. “... o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como
nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do
mal (pois Teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!)”.
A educadora terminou de ensinar a oração e disse: Outra coisa muito importante que Jesus
nos ensina nesta parte da oração é a confissão dos pecados. Vocês sabem o que isso significa?
Significa que todas as vezes que fizermos coisas que entristecem a Deus, devemos falar para Ele e
pedirmos o Seu perdão. Mas é importante prometermos que não iremos mais cometer aquele erro.
Crianças, depois que confessamos os nossos pecados, Deus nos perdoa e continua nos amando
da mesma maneira que sempre nos amou. Marcos saiu da aulinha muito feliz e, ao chegar a casa,
explicou para toda a família a oração nova que havia aprendido naquele dia.


Unidade 1 - Jesus nos Ensina a Orar - PAI NOSSO (Visuais)

 Nesta Semana vamos trabalhar com todos os pequeninos que Deus nos confiar,
este ensinamento magnífico:
Pai Nosso!

Para nosso estudo e desenvolvimento: Mateus 6.6-15
E o versículo para memorização durante esta semana:
“Ele me escuta quando peço ajuda e atende as minhas orações.” 
(Salmos 6.9 NTLH)

 Encontre a Historia:

Unidade 1 - Jesus nos Ensina a Orar - PAI NOSSO (Historia)



OUTROS VISUAIS:



















































http://uniaoinfantil.blogspot.com.br/2010/07/pedi-e-obtereis-o-pai-nosso-prece.html

Pai Nosso

  • Oração inicial.
PRECISAMOS DIARIAMENTE DE PESSOAS PARA RESOLVER NOSSOS PROBLEMAS – VIVEMOS PEDINDO

Para o encanador consertar a torneira.
Para o professor ensinar a lição.
Para o pedreiro reformar nossa casa.
Pedimos muitas coisas a Deus também através da ORAÇÃO.


O PAI NOSSO É UMA ORAÇÃO MUITO BONITA QUE JESUS ENSINOU AO SEUS DISCIPULOS.
Apresentação "Pai Nosso" 

EXPLICAR O QUE SIGNIFICA CADA FRASE DO PAI NOSSO.
PAI NOSSO, QUE ESTAIS NO CÉU.
Deus é pai amoroso de toda a humanidade, para ele devemos estar sempre unidos como filhos fraternos.
Deus é nosso Pai, Criador do Universo. Todos somos irmãos, filhos do Criador. Deus é Pai amoroso, e podemos nos dirigir diretamente a Ele em nossas preces.
SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME.
Em tudo vermos a bondade de Deus e Sua grandeza. Como é bom agradecer por tantas coisas que Deus criou e nós tiramos proveito!
VENHA A NÓS O VOSSO REINO.
O Reino do Céu é igual a felicidade. Nós a conseguimos com muito trabalho no bem. Você já pensou quanta gente trabalha para chegar às suas mãos um pedaço de doce? Cada um deve colocar os ensinamentos de Jesus em prática, a fim de que se instale o reino de Deus em nós, que é o reino da paz, da justiça e do amor; as Leis Divinas estão gravadas na consciência de cada ser humano.

SEJA FEITA A VOSSA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU.
Cada um deve fazer a sua tarefa com amor, aceitar as dificuldades e também aceitar-se!
A vontade de Deus está expressa na Lei de Causa e Efeito, na Lei de Amor. Devemos vigiar nossos atos, pois tudo de bom e de ruim que fazemos gera conseqüências. E ter resignação para aceitar estas conseqüências. 

O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ HOJE
Existe o alimento material e espiritual. Os ensinos de Jesus são o alimento Espiritual da Humanidade.
Pedir apenas o necessário. Pedir o pão que alimenta o corpo físico e o pão da alma que é a fé, a confiança em Deus; Dai-nos o pão de cada dia, ou seja, os meios de adquirir, pelo trabalho, as coisas necessárias à vida, pois não devemos pedir o supérfluo, o desnecessário. Perdoai, Senhor, as nossas dívidas, assim como aos nossos devedores.
É desculpar quando nos magoam como Deus perdoa as coisas que fazemos de errado
Assumimos o compromisso de perdoar o nosso irmão, sem mágoa, sem rancor, esquecendo a ofensa. Somos espíritos ainda imperfeitos, erramos muitas vezes, mas nos comprometemos a esforçarmo-nos para sermos caridosos, perdoando e esquecendo as ofensas contra nós proferidas. 
E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM NOVAS TENTAÇÕES.
Nós precisamos ter cuidado com nossos pontos fracos.
EGOISMO – ORGULHO – DESRESPEITO – PREGUIÇA
Analisar as situações, aprender com os erros, procurar fazer sempre o bem, o correto. Não basta não fazer o mal, é necessário fazer o bem. Estar atento às influências espirituais de encarnados e desencarnados. Importante que combatamos nossas más inclinações e vícios, porque nossas imperfeições são portas abertas às influências de outros espíritos que desejam nos prejudicar.
MAS LIVRAI-NOS, SENHOR, DE TODO MAL. ASSIM SEJA.
Males FÍSICOS, males ESPIRITUAIS.
 Compreender que Deus é justo e só faz o bem. Bem sofrer é aproveitar o sofrimento para crescer moral e espiritualmente, sendo resignado, mas sem acomodação.

A prece é um pedido que fazemos a Deus, podemos escolher um lugar tranqüilo, dizer palavras simples, ter o coração cheio de amor...
Podemos pedir por nossas necessidades e também por outras pessoas. Por alguém doente. Por proteção. Por quem está em dificuldades.
Quando oramos atraímos coisas boas para nossa vida. PACIÊNCIA, CORAGEM, BOAS IDÉIAS.
A prece pode ser feita para agradecer a Deus., pela família, por coisas importantes, pelo que conseguimos.
FONTE: Brincando e Aprendendo o Espiritismo Vol.1
    
     Quando fazemos nossas preces sem pensar, com pressa, sem sentimentos, é como comer o chocolate sem sentir o gosto, não fica o gosto em nossa boca, é quase como se não tivéssemos comido. 
    Se orarmos com amor e sinceridade no coração, com calma, pensando no que estamos fazendo, é como comer o chocolate devagarzinho, saboreando-o, com vontade, sentindo o gosto do chocolate que fica na boca.
  • Oração de encerramento " Pai Nosso" todos juntos
  • ENCERRAMENTO
  • CONTAR   

ATIVIDADES
CONFECÇÃO


  • Imprimir em uma folha de papel Ofício o Pai Nosso Ilustrado, dar para cada criança colorir.
PAI NOSSO ILUSTRADO COM TEXTO




PAI NOSSO ILUSTRADO SEM TEXTO
  • Cortar uma faixa de cartolina colorida ou qualquer outro papel mais grosso 12x74m.
  • Cortar as duas faixas do pai nosso que foram pintado pelas crianças. Retirar o último retângulo, onde diz PAI NOSSO, pois ele será a capa. Colar a faixa 1 ao lado a faixa 2 na cartolina. Dobrar fazendo uma sanfona.
 

http://sementinhakids.files.wordpress.com/2009/05/maternal-licao-3-eu-amo-falar-com-papai-do-ceu.pdf

Sementinha Baby 
 Ministério Boa Semente – Igreja em células 
 SERIE: EU AMO A MINHA IGREJA
 Lição 3: Eu amo falar com Papai do Céu!
Objetivo: •Que a criança aprenda que pode falar com Deus em todo lugar, sobre tudo no templo.
Texto: A minha casa será uma Casa de Oração! Lucas 19:46 
Materiais: •Um telefone de brinquedo ou um celular.
•Um papel, lápis e envelope (carta) 
•Uma copia das figuras 1,2 e 3
Uma copia do quebra-cabeças para cada criança. 
Antes de iniciar as atividades, faça uma breve oração e peça as crianças para repetir, todos das 
mãos dadas. Depois dê um abraço bem carinhoso para cada um e peça para que eles façam o mesmo 
com as outras crianças. 
Cante algum louvor onde as crianças tenham a liberdade de gesticular e brincar. 
Hora da Palavra
Leia o texto direto da Bíblia para que toda a classe ouça. Lucas 19:46
Mostre a figura 1. Pergunte o que esse menino esta fazendo. 
Depois pergunte aos pequenos se eles já falaram alguma vez com Papai do Céu. Fale que então 
você vai falar com Papai do Céu. Peça para as crianças ajudarem você falar da maneira correta 
com Deus.
Peque então o telefone e simule uma ligação para Deus. Pergunte para os pequenos se precisamos 
do telefone para Falar com Ele. (deixe eles responder)
Depois pegue um papel, lápis e envelope e comece a escrever enquanto fala: “Querido Papai do Céu, 
eu estou escrevendo porque queria pedir....” Pergunte para as crianças se essa é a maneira correta 
de falar com Deus. (deixe eles responder)
Pergunte então como pode fazer para fala com Deus. (deixe eles responder)
Pergunte: Será que eu posso falar com Papai do Céu na minha casa? Sim!!
No meu quarto? Sim!!!!
Na praça ???? Sim!!!!!!
Na creche? Sim!!!!!
Eu posso falar com Papai do céu em todo lugar, porque ele mora dentro do meu coração! Quem 
aqui convidou Jesus para morar dentro do coração? 
Então, ele mora dentro. 
Mas a Bíblia disse em Lucas 19:46 que o templo, é chamado de casa de oração! A Igreja é um lugar 
especial para a gente se encontrar com os maninhos e orar! Que legal!!! 
Mas pelo que podemos orar? •Mostrar a figura 2. Por quem devemos orar? Sim, pela família! Pelo papai, mamãe, maninhos, tios 
e vovôs. E pela comida também! Agradecendo sempre a Deus pelo que vamos comer e pedindo por 
aqueles que não tem o que comer! •Mostrar a figura 3. Por quem devemos orar? Sim, pelos amiguinhos! (peça para eles falar o nome 
dos seus amiguinhos)
 E por que outras coisas podemos orar? (Deixe as crianças responder)
Quem gostaria de orar agora? (anime o maior numero, e deixe eles orar um após outro) Vamos fechar 
os olhinhos e orar.
Atividade: 
Líder, leve o quebra-cabeças já colado numa cartolina e entregue para as crianças colorir. Depois 
recorte o quebra-cabeças e devolva para os pequenos tentarem montar. 
 Pastora Gabriela Pache de Fiúza








6 comentários: