domingo, 4 de maio de 2014

Aula 16 – Parábola da ovelha perdida

Aula 16 – Parábola da ovelha perdida



Texto Bíblico:
“O Senhor é o meu pastor e nada me faltará” (Salmo 23:1)
“Eu sou o bom pastor, conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem” (João 10:14)

Objetivos:
O Espírito Santo, nosso melhor amigo, faz-nos sentirmos amados e especiais. Deus nos amou primeiro, por isso enviou Jesus. Que cada criança sinta-se alegre, feliz e protegida pelo Senhor, Ele é o Bom pastor que deu sua vida por nós que somos suas ovelhinhas amadas.
Semana que vem é o dia das mães, podemos comparar que as mães também são servas do Senhor, pastoras que Deus escolheu para nos cuidar.
E não vamos esquecer de relacionar com a doutrina da nossa Igreja, mostrando que o Espirito Santo nos sustenta em todo o tempo.



O BOM PASTOR
 Lucas 15. 1-7

Fonte: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças

Objetivo do Professor: Que a criança Não Salva admita que, sem Cristo ela está perdida no pecado e que aceitará prontamente a oferta do perdão e cuidado de Deus.

Verdade Central Relacionada à Criança: O Senhor Jesus, o Bom Pastor, quer salvar você, para que não fique perdido em seu pecado.

I – Introdução e Andamento

A. Cobradores de impostos e pecadores firam ouvir Jesus ensinar (v. 1).
[Os cobradores de impostos eram odiados pela maioria dos judeus por receber dinheiro como representantes do governo romano. Eles tinham fama de desonestos e gananciosos; quase sempre costumavam apropriar-se dos fundos públicos. “Pecadores” pode referir-se aos gentios (os não-judeus), desde que Jesus estava na região da Galiléia onde os gentios moravam.]

B. Os fariseus e escribas criticaram Jesus por fazer amizade com pessoas tão perversas (v.2).
[Os fariseus e escribas eram indivíduos religiosos, arrogantes, que olhavam com desprezo para os que não conheciam a lei (João 7:49). Eles ficaram irritados quando Jesus aceitou comer com os cobradores de impostos, um sinal do Seu reconhecimento e aceitação desse homens.]
Na opinião dos fariseus e escribas, essas pessoas eram tão pecadoras que Jesus não deveria, de maneira alguma, associar-se a elas! Jesus, no entanto, tem interesse por todos – não importa quem sejam ou que tenham feito. Saiba que isto se aplica a você também. O Senhor Jesus, o Filho de Deus, ama você tanto quanto ama a todos os outros. Por quê? Porque esta é a sua maneira de ser! A Bíblia diz: “Deus é amor” (1 João 4:8). Você é muito especial para Deus por que Ele o fez. (Descreva características físicas e de personalidade das crianças, destinadas a fazer de cada uma delas uma pessoa única.) Deus não cometeu um erro quando fez você. Ele é perfeito e faz tudo certo. Algumas vezes você pode não se sentir muito especial. Outros podem até fazê-lo sentir que não é amado. Mas, Deus se importa muito com você. Ele ama a todos do mesmo jeito. Ele amou tanto os cobradores de impostos quanto amava os fariseus. Todos eram especiais para Ele.   

C. Conhecendo os pensamentos dos fariseus e escribas, Jesus contou uma história, descrevendo o Seu amor e interesse por todos (vv. 4-7).

D. Um pastor possuía cem ovelhas (v. 4).
[Professor: Descreva como um bom pastor cuida das suas ovelhas e as protege.]

E. Uma ovelha se perdeu (v. 4).
Como você acha que o pastor se sentiu ao descobrir que uma de suas ovelhas estava faltando? (Discuta as várias atitudes que o pastor poderia ter tido: “Perder uma dentre cem ovelhas não é tão mau assim”. “A culpa é dela.” “Estou ocupado demais para procurar essa ovelha agora”.) O pastor ficou preocupado! Por quê? O que poderia acontecer à ovelha sem os cuidados dele? (Discuta os perigos que a ovelha talvez tivesse de enfrentar).  Como é terrível estar perdido! A Palavra de Deus diz que você eu somos como ovelha perdida. O que significa isso? Estar perdido é um problema muito sério; significa que, sem Jesus, você e eu não podemos ter ajuda de Deus nesta vida ou ir para o Céu quando morrermos. Por causa do nosso pecado, estamos separados do Bom Pastor, o Senhor Jesus. A Palavra de Deus diz: “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho” (Isaías 53:6). Você e eu seguimos nosso próprio caminho, cometendo erros. (Dê exemplos de pecado no nível das crianças.) Fazemos coisas erradas porque nascemos com o desejo de controlar nossa vida. O Senhor Jesus, o Bom Pastor, não quer deixar você perdido no pecado, Ele quer salva-lo. Que proteger você de Satanás, o inimigo de Deus e cuidar das suas necessidades. Mas, como a ovelha da história que se afastou do cuidado do pastor, você está perdido sem Ele.

F. O pastor, preocupado, saiu imediatamente em busca da ovelha perdida (v. 4).
Que exemplo maravilhoso do que o Senhor Jesus fez por você e por mim! A Palavra de Deus diz que quando estávamos perdidos em nosso pecado, seguindo nosso próprio caminho, o Senhor Jesus, o Filho de Deus perfeito e sem mácula, veio à terra para “buscar e salvar o perdido” (Lucas 19:10). Ele deixou Seu Lar lindo e perfeito no Céu e veio a este mundo pecador para receber o castigo por todas aquelas vezes em que você seguiu o seu próprio caminho. Ouça o que Jesus disse a respeito de Si mesmo e do que Ele faria: “Eu sou o bom pastor: o bom pastor dá a vida pelas ovelhas... Ninguém a tira (minha vida) de mim, eu espontaneamente a dou” (João 10:11,18). Quando homens cruéis espancaram e crucificaram o Senhor Jesus, Ele pareceu não ter possibilidade de defesa. Mas, aquele sofrimento fazia parte do plano de Deus, profetizando centenas de anos antes. (Faça uma criança ler Isaías 53:6). Por que Jesus deu de boa vontade o Seu sangue por você? O Senhor Jesus, o Bom Pastor, não quer que você fique perdido no pecado. Depois de Jesus ter sofrido e morrido por sua causa, dando Seu sangue e Sua vida, Ele ressuscitou como havia dito: “Tenho autoridade para a entregar (minha vida) e também para reavê-la (voltar à vida depois de morto)” (João 10:18). O Senhor Jesus é realmente o “Bom Pastor”, que providenciou um meio para você ficar sob a Sua proteção e cuidado.

III. Clímax

Depois de procurar diligentemente, o pastor cuidadoso encontrou finalmente a ovelha perdida e a levou para a segurança do redil (v.5).

IV. Final

A. Conclusão
1. Muito alegre, o pastor chamou os amigos e vizinhos para celebrar a volta da ovelha perdida (v.6).
2. Olhando para os fariseus e cobradores de impostos, Jesus falou sobre a alegre comemoração no Céu “por um pecador que se arrepende [se afasta do seu caminho errado]” (v.7).




Retirado do site: http://historiasdasementinha.blogspot.com.br/2013/03/parabola-da-ovelha-perdida.html


"Na terra onde Jesus nasceu, nos campos da Palestina, 
havia um pastor que tinha 100 ovelhas. 


Um dia, uma ovelhinha fugiu do rebanho.



Pobrezinha! Imaginem se algum lobo a atacasse!
O que fez, então, o bondoso pastor? 



Deixou as noventa e nove ovelhinhas bem guardadas e partiu em busca da ovelhinha. Chamou todos os amigos e disse:
- Alegrem-se comigo! Encontrei a minha ovelha perdida. 



E eu declaro: haverá mais alegria no céu por um só pecador que se arrependa, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão!"



Retirado do site: http://apascentarospequeninos.blogspot.com.br/search?q=cem+ovelhas

A Ovelha Perdida

(Mateus 18.10-14 -
Lucas 15.1-7)

As pessoas gostavam muito de se reunir para ouvir Jesus. Um dia, ele contou a história da ovelha perdida:

Havia um pastor que possuía cem ovelhas, ele conhecia bem cada uma delas, e elas também o conheciam.

De manhã cedo, o bom pastor chamava cada ovelha pelo seu nome, e todas saíam juntas. À noite, elas ficavam no estábulo e dormiam na palha.

O pastor cuidava bem do seu rebanho. Por isso as ovelhas sempre ficavam perto dele. Mas, certa vez, quando chegou a casa, à noite, contou-as e viu que faltava uma. Uma delas tinha fugido...

O pastor estava triste, cansado e com fome, mas mesmo assim voltou para o campo a procura da ovelha que faltava. Lá estava escuro e tinha muitos buracos, mas o pastor não desistiu e, finalmente, e encontrou.

A ovelha estava machucada. Então, o pastor a levou para casa e cuidou dela. Agora, o bom pastor estava alegre, pois tinha encontrado a ovelhinha perdida. E só então ele descansou.

Quando Jesus contou esta história, Ele também disse: Eu Sou o Bom Pastor. Com isso Ele quis dizer que é o nosso pastor; e nós, as suas ovelhas.

Jesus cuida de nós como um pastor cuida de suas ovelhas. Então se alguém se perder Dele, Ele vai procurar até encontrar e vai ficar muito contente.

Esse é um dos motivos de Jesus ter vindo a terra: trazer esperança e salvação as pessoas.


Conheça outros títulos da coleção!
Esse é um produto da 'Ciranda Cultural'
(Postado com Permissão)




O Bom Pastor

A parábola da ovelha perdida (Lucas 15)



Certa ocasião, muitos cobradores de impostos e outras pessoas de má fama chegaram perto de Jesus...


...para o ouvir.


Os fariseus e os mestres da Lei criticavam Jesus, dizendo: —Este homem se mistura com gente de má fama e toma refeições com eles.


Então Jesus contou esta parábola:


—Se algum de vocês tem cem ovelhas e perde uma,


...por acaso não vai procurá-la? Assim, deixa no campo as outras noventa e nove e vai procurar a ovelha perdida até achá-la.


Quando a encontra,


...fica muito contente...


...e volta com ela nos ombros.


Chegando à sua casa, chama os amigos e vizinhos e diz:
“Alegrem-se comigo porque achei a
minha ovelha perdida. ”


—Pois eu lhes digo que assim também vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas boas que não precisam se arrepender.


Leia também João 10.1-21

Anexos




Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=kfuN7RirP1g



Música:


Cem ovelhinhas (Mara Maravilha)

Cem ovelhinhas tinha o pastor
E um belo dia Ele contou:99
Faltava uma (2x)
e o pastor chorou!

O pastor saiu a procurar a sua ovelhinha
Por todo lugar
Procurava ali (2x)
Procurava lá (2x)
Para o lobo mau a ovelhinha não pegar

Depois de muito tempo
O pastor achou a sua ovelhinha
E alegre ficou
Ela estava triste e muito machucada
Com medo de tudo
e desamparada

O pastor levou (2x)
A ovelhinha amada (2x)
E Este Bom pastor (2x)
É o nosso Senhor (2x)
Se você também é uma ovelhinha perdida, perdida
Entrega ao Bom pastor a sua vida!

Link: http://www.vagalume.com.br/mara-maravilha/cem-ovelhinhas.html#ixzz30m2gmve0




Fontes:
http://pastoreandokids.blogspot.com.br
http://blogtiale.blogspot.com.br/
http://www.escoladominical.net/
http://jorgianecarvalho.blogspot.com.br/
http://www.apec.net.br/
http://miriangalli.blogspot.com/
http://blogdaebi.blogspot.com.br/search?q=cem+ovelhas
http://historiasdasementinha.blogspot.com.br/#uds-search-results

Atividades:





















 Outros visuais:


































Relacionando com a Segunda Doutrina!
JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO
Rosto do LEÃO:
Contemplamos o Batizador poderoso com o Espírito Santo e com Fogo.

JESUS CRISTO, O BATIZADOR NO ESPÍRITO SANTO
Jesus Cristo como Batizador no Espírito Santo é tipificado no ROSTO DE LEÃO.
Temos o seguinte esboço para o estudo desta doutrina:
A . O “rosto de leão” = Jesus Cristo o Batizador no Espírito Santo.
B . Evangelho = JOÃO
C . Como apresenta Jesus = Como “Filho de Deus”
D . Símbolo do Batismo no Espírito Santo = Pomba
E . Cor simbólica na bandeira = Ouro (amarela)

A . O segundo rosto que Ezequiel viu foi o “ROSTO DE LEÃO” representando Jesus Cristo como Batizador no Espírito Santo. Quando lemos na Palavra de Deus que Sansão, Davi e Benaia mataram um leão (Juízes 14:5-6, I Samuel 17:34-36, II Samuel 23:20), sempre pensamos que pessoas muito valentes; isto porque o leão é símbolo de força e poder. O primeiro e o último livro da Bíblia falam de Jesus como leão. A profecia “Judá é um leãozinho” (Gên. 49:9) é referente a Jesus, que viria da tribo de judá. Será cumprida ainda no futuro, como lemos no último livro da Bíblia:
“E disse-me dos anciões: Não chores, eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu para abrir e desatar os sete selos”. (Ap. 5:5)
Este Leão que disse: “É me dado todo o poder no céu e na terra” (Mat. 28:18), foi reconhecido por João Batista como o Batizador no Espírito Santo: ” … Aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu… Ele vos batizará com o Espírito Santo…” (Mat. 3:11).
Nos últimos dias do seu ministério Jesus disse: “… Convém que eu vá, porque se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas se eu for enviar-vo-lo-ei”. (João 16:7).
Pouco antes de Sua ascensão, Jesus disse: ” …na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo não muito depois destes dias”. (Atos 1:5) Jesus considerou tão importante o Batismo no Espírito Santo que ordenou aos Seus discípulos: “Ficai, porém, na cidade de Jerusalém até que do alto sejais revestidos de PODER”, (Lucas 24:49)
Esta promessa concretizou-se no Dia de Pentecostes. Vejamos o relato em Atos 2:1-4. “E cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e de repente veio do céu um som, como de um vento veemente impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”. Está ainda de pé a mesma promessa? Sim; “Porque a promessa voz diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar”. (Atos 2:38-39)
Esta preciosa promessa tornou-se realidade desde os tempos apostólicos. Vejamos os acontecimentos em Samaria, Cesaréia e Éfeso:
Um ano após o Pentecostes, em Samaria, os samaritanos “receberam o Espírito Santo”. (Atos 8:1-24). O falarem línguas como manifestação do Espírito é evidente, porque Simão, o mágico, ofereceu dinheiro pelo poder de transmitir este dom manifestado diante de seus olhos.
Oito anos depois do Pentecostes (Atos 10:1-48), em Cesaréia, Cornélio, um gentio, com “muitos que ali se haviam ajuntado”, estavam ouvindo as palavras de Pedro, quando caiu o Espírito Santo sobre eles e”… todos quantos tinham vindo com Pedro maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios… Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus”. (Atos 10:44-46).
Vinte anos depois do Dia de Pentecostes (Atos 19:1-6), em Éfeso, veio o Espírito Santo sobre uns doze varões que estavam ouvindo a palavra de Paulo, e “falavam línguas e profetizavam”… (Atos 19:6).

B. O EVANGELHO de João apresenta Jesus, o Batizador “que batiza com o Espírito Santo”. (João 1:32-33).
C. João apresenta Jesus, o Batizador, como “FILHO DE DEUS” e afirma: “Estes, porém foram escritos para que creias que Jesus é o Cristo, o FILHO DE DEUS”. (João 20:31). Seu Evangelho foi escrito para os crentes de todas as raças, línguas e tribos. João não apresenta a origem humana de Jesus, mas abre o seu Evangelho com a afirmação positiva de Sua divindade. “No princípio era o Verbo… e Verbo era Deus”. (João 1:1).
O próprio Jesus identificou-se com o Pai: “… dizia que Deus era Seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus”. (João 5:18). Aceitou-se a exclamação de Tomé, “Senhor meu, e Deus meu!” (João 20:28). Afirmou Sua eternidade: “Antes que Abraão existisse, EU SOU”. (João 8:58).
D. O Símbolo do Batismo no Espírito Santo é a POMBA. (Mat. 3:16).
E. Este aspecto do Evangelho Quadrangular está simbolizado na bandeira pela cor de ouro, tipificando o fogo celestial do Espírito Santo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário