terça-feira, 20 de maio de 2014

Aula 19 – Jesus acalma a tempestade

Aula 19 – Jesus acalma a tempestade



Texto Bíblico:
“Tu és meu refúgio e proteção". (Salmo 59:16b)
 "Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (Jo 16:33).

Objetivos:
A maioria das crianças tem medo de chuvas e temporais, por causa do barulho, dos raios e dos ventos. Imagina passar então por uma grande tempestade, ainda mais em alto mar? Foi exatamente isso que aconteceu com os discípulos enquanto eles estavam viajando de barco. Houve uma grande tempestade e eles pensaram que fossem morrer! Mas Jesus surpreendeu a todos, mandando o vento parar e o mar se aquietar. Podemos comparar essa situação com as nossas vidas. Por diversas vezes sentimos medos e parece que vamos afundas com os problemas. Mas o mesmo Jesus que estava no barco com os discípulos é o Jesus que vive está conosco! Ele vai nos proteger e nos abençoar. Queremos que as crianças conheçam esse Jesus e saibam que temos Nele nosso melhor amigo através do Espirito Santo.

Leitura Bíblica: Mateus 14:22-33; Marcos 6:45-52

Resumo da Aula:
Certa vez Jesus estava no barco com os seus amigos, e eles estavam indo para uma outra cidade, só que durante a viagem aconteceu uma chuva forte. Pergunte se as crianças já viram uma chuva forte. E aí, todos ficaram co muito medo e foram pedir pra Jesus ajudá-los e então Jesus se levantou e disse para o mar parar e o vento também. E sabem o que aconteceu? O vento e o mar obedeceram a Jesus e então ninguém mais teve medo. Não precisamos ter medo de nada, pois Jesus nos ajuda em todas as situações.
(fonte: Socep baby)

Jesus pode acalmar nossos corações e acabar com o medo.
Salmo 27.1; 56.4; 91.2; Mateus 8.23-27; Hebreus 13.6

ANTES DE COMEÇAR...
Pegue seu Kit da História: Bíblia e fita crepe 
Use a fita crepe para desenhar quatro esboços de barcos simples no chão da classe. Faça de tamanho suficiente para que comportem algumas crianças sentadas. Deixe um espaço de pelo menos 90 cm entre os barcos. A brincadeira vai ajudar as crianças a se concentrarem na história bíblica. Os "barcos" serão uma lembrança de quando Jesus acalmou a tempestade. Nesta lição as crianças descobrirão que o medo é uma reação normal e que podemos confiar em Jesus como o único meio seguro de acalmar nossos corações e receios.

CONTAR A HISTÓRIA 
Não se esqueça de delinear os quatro barcos no chão, usando a fita crepe. Reúna as crianças em um dos lados da sala e explique que vão participar de uma brincadeira onde você vai escolher um número de dois a cinco. As crianças vão correr para formar o grupo correto de pessoas para ocupar os bracos desenhados no chão. Depois mande que voltem e formem um grupo só, num lado da sala; escolha outro número. Se algumas crianças ficarem fora dos barcos, diga-lhes que não devem se preocupar porque terão chance de brincar quando você escolher outros números mais tarde.
Depois de algumas rodadas, mande as crianças formarem pequenos grupos e se sentarem nos barcos. Diga: Ainda bem que nossos barcos estão no chão e não na água! Especialmente porque algumas crianças não conseguiram passagem! Nós os discípulos de Jesus numa noite de tempestade. Vamos relembrar essa história interessante. Foi nesse dia que os discípulos de Jesus descobriram que Ele tem poder sobre a natureza. Ele podia acalmar o vento e o mar da mesma forma que podia acalmar o medo que estavam sentindo. Usando seus barcos, vocês vão me ajudar a contar a história. Acompanhem a história e quando me ouvirem dizer a palavra "barco", levantem e pulem rapidamente para outro barco, antes da história continuar.
Leia a história registrada em Mateus 8.23-27. Cada vez que você disser a palavra "barco", faça uma pausa para as crianças passarem de uma barco para outro e sentarem-se novamente. Continue.
O dia tinha sido bem longo. Jesus passou o tempo ensinando várias coisas a respeito de Deus a uma multidão de pessoas. Falou bastante a respeito do amor e do perdão de Deus. Começou a escurecer e seus discípulos estavam num pequeno barco de pesca.(pausa) Os discípulos se revezavam no remo tentando atravessar o mar da Galileia. Vamos fazer de conta que vocês estão remando enquanto eu continuo a história.
Jesus estava muito cansado por ter passado o dia todo ensinando o povo. Resolveu tirar uma soneca. O barco deslizava pela água enquanto Ele dormia. (pausa). AS ondas balançavam cariosamente Jesus para lá e para cá enquanto Ele dormia. Vamos balançar para lá e para cá, imitando o balanço do mar.
De repente, apareceu um vento forte e as ondas ficaram muito grandes! Sacudiam o barco no mar! (pausa.) Jesus continuava dormindo, mas os discípulos estavam com medo. Segurem na beirada para vocês não caírem no mar! Os discípulos achavam que o barco iria afundar! (pausa)A tempestade ficou pior e os discípulos ficaram apavorados. O que poderiam fazer? Tinham que acordar Jesus! Começaram a gritar:
"Jesus! Socorro! Ajude-nos!". Jesus acordou e ficou em pé no barco. (pausa)
Jesus ordenou o vento: "Pare agora"!, e ele obedeceu. Jesus ordenou as ondas: "Acalmem-se já!", e elas obedeceram. O vento e as ondas pararam ao comando de Jesus. Faça uma pausa e sussurre: Os discípulos ficaram de boca aberta! " Até o vento e as ondas lhe obedecem!", disseram. O medo passou completamente. 
Diga: Que coisa! Jesus tinha controle absoluto sobre as ondas, o vento e  tempestade! Os discípulos compreenderam que se Jesus tem esse tipo de poder de Deus, então não precisariam ter medo de mais nada! Sua confiança, fé e respeito por Jesus centuplicaram naquele dia. Vamos pensar um pouco mais sobre o poder de Jesus; esse poder que acalma nossos temores, preocupações e corações. Mande as crianças ficarem em seus quatro barcos para lerem os versículos bíblicos.

PARA SEMPRE NA MEMÓRIA
Encarregue cada barco de leitura de um versículo: salmo 27.1; Salmo 56.4; Salmo 91.2 e Hebreus 13.6. Peça que cada equipe leia o versículo e descubra o que ensina a respeito do nosso medo e da confiança no Senhor. Depois de alguns minutos, convide cada grupo a ler seu versículo e compartilhar com todos os que aprenderam. Pergunte:

 Como o medo e a fé se relacionam com Jesus?
 Por que é mais importante ter fé em vez de medo?
 De que maneira Jesus acalma nossos medos e preocupações de nossos corações?
 Por que Jesus deseja que o busquemos quando estamos com medo?

Diga: Os discípulos que estavam no barco tiveram medo em vez de fé, e Jesus chamou a atenção deles dizendo que sua fé era muito pequena. Leia em voz alta Mateus 8.26 e continue: Jesus quer que em vez de termos medo, tenhamos fé em sue poder quando passamos por diferentes situações ou preocupações. Jesus sabe que podemos amá-lO e servi-lO melhor quando estamos felizes, calmos e sem medo. Então, da próxima vez que o medo atacar seu barco, volte-se para Jesus. Em vez de ficar com medo, peça ajuda ao Senhor!
Termine cantando a antiga canção: "Com Cristo no barco", enquanto as crianças permanecem em seus barcos desenhados no chão. Se seus alunos são mais velhos e conhecem a canção, faça os grupos cantar em cânone ou sucessão ( um grupo começa e logo depois, outro começa, e assim por diante, até se encontrarem no final).


DIVERSÃO EXTRA
Faça pesos de papel para dar às crianças, que servirão de lembrete da lição. Encha vidrinhos de comida de bebê com água até a metade. Coloque algumas gotas de corante azul e uma colher de glicerina (disponível em farmácias). Em cada vidro, coloque em pequeno "bote" feito de esponja recortada e lance-o sobre o "mar". Feche bem a tampa do vidro e cole no lugar. Quando o vidro for sacudido, ondas vão se formar. Na medida em que a água se acalma, ore e peça para Jesus acalmar seus temores. Quando a água parar, seu coração já estará calmo também! 
Fonte: 20ª aula -  Mexa-se, que lá vem história  - VIDA NOVA


Sugestão para Maternal:
Introdução: Perguntei para eles como fazemos para nos proteger da chuva e eles responderam que era com um guarda-chuvas. Então abri um guarda-chuva e pedi a todos para se abrigarem em baixo dele e expliquei que Deus também cuida de nós na tempestade.

História: Fiz um barco de papelão. 
Peguei uma caixa bem grande e abri uma das laterais e colei no formato do barco.
Em baixo coloquei TNT em vários tons de azul para fazer o mar.
Eu contei a história e as crianças representavam. 
Uma era Jesus e as outras três ficaram dentro do barco representando os discípulos.
Para a tempestade utilizei um ventilador (para o vento), um borrifador (para a chuva) e uma folha de acetato/raio-X (para o barulho dos trovões).
Fonte: Profe Pry
http://www.escoladominical.net/showthread.php?2745-Li%E7%E3o-2-Deus-me-protege-na-tempestade&highlight=tempestade


Sugestão II Maternal:
Maternal e Jardim
Que ideia bem bacana para fazer com a sua turminha!
- Usar um colchão de inflar.
- Cobrir com um lençol azul - que será o mar.
- Fazer o barco com papelão forrado de plástico ou outro material da sua preferência.
- Para o mastro vc pode usar um rodo colado na base com fita crepe GROSSA, bem resistente. A vela também é de plástico.

NA HORA DAS PERGUNTINHAS
As crianças podem subir no barquinho e se sentar.
A tia fará as perguntinhas. Quando acertarem, o lençol e colchão serão balançados/mexidos pela tia, fazendo de conta que são as ondas do mar que estão balançando o barco.
Então todas as crianças deverão falar: - Mar, fique calmo! Jesus ordenou!
Gente, imagine só como vai ser a maior curtição essa aula, hein!!


fonte: http://handsonbibleteacher.blogspot.com/



Sugestão aos Juniores:
O BARQUINHO
(autor: desconhecido - adaptação Lina)
Era uma vez um menino chamado Toninho.
Toninho morava perto de um rio, e por isso, gostava muito de barcos.
Ele sempre fazia barquinhos de papeis, mas eles acabavam se desmanchando na água. Um dia, enquanto caminhava pelas ruas da pequena cidade onde morava, ele viu na vitrine da loja, um barco bem bonito, do jeitinho que ele queria. Toninho entrou na loja e perguntou o preço do barco ao dono da loja.
Era um valor muito alto e Toninho não tinha o dinheiro para comprar ao barco.
Saiu muito triste da loja. Foi no caminho que teve uma idéia. Iria construir o seu próprio barco, mas não de papel, como das outras vezes. Agora ele iria construir um barco de madeira.
Por vários dias, Toninho, juntamente com o seu pai, construiu um lindo barco, o qual o término foi pintado com cores alegres.
Os olhos de Toninho brilharam de alegria ao ver o lindo barquinho colorido. Ficara lindo.
Com todo cuidado, Toninho colocou o barco no laguinho, que ficava perto do rio. E ali, brincava alegremente com o seu barquinho.
Um dia, quando Toninho brincava com o seu barco, veio uma forte tempestade levou o barco de Toninho para o rio. Toninho tentou alcançar o barco, mas foi em vão. As águas estavam muito agitadas e levou o barco para longe.
Toninho ficou muito triste. O pai até queria fazer outro barco, mas Toninho queria aquele, porque ele tinha gostado muito dele. Outro barco não seria a mesma coisa.Toninho ficou a caminhar tristemente pelas ruas da cidade. Quando, de repente ao olhar para uma vitrine de uma loja, viu um barquinho muito parecido com o seu.
Ele entrou na loja e pediu ao vendedor para mostrar o barquinho. Toninho pegou o barquinho nas mãos e examinando-o cuidadosamente e concluiu:
- Esse é o meu barquinho.
O vendedor sorriu para o menino e disse:
- Esse barco pode ser seu garoto, mas tem que pagar o preço dele.
Toninho, entre lágrimas, tentou explicar o ocorrido para o vendedor. Mas, o vendedor disse que para Toninho ter o barco de volta, ele teria que pagar o valor do mesmo, porque aquele barco agora pertencia à loja.
Toninho saiu da loja muito triste, pensando o que fazer para conseguir o seu barco de volta. Decidiu que iria trabalhar muito, até ajuntar o dinheiro e comprar o barco.
E assim Toninho fez. Por vários dias, Toninho trabalhou incessantemente como entregador, limpador de calçadas, etc. Até que um dia, conseguiu ajuntar o dinheiro para comprar o seu barquinho.
Toninho foi apressadamente a loja, com medo de não encontrar o barquinho. Mas... para a sua alegria, o barco ainda estava lá.
Toninho entregou o dinheiro ao vendedor que lhe deu o barco em troca.
Toninho, tomou em seus braços o barquinho dando um suspiro aliviado e disse:
- Meu barquinho querido. Você é meu duas vezes. A primeira vez, porque eu te construí e agora a segunda vez porque eu te comprei.

Esta história é semelhante a nossa vida. E poderíamos dizer que somos como aquele barquinho.
Um dia, Deus fez o homem com muito amor e carinho, mas a tempestade (pecado), separou o criador da criatura.
Mas... Deus, o criador teve um plano e através de Jesus Cristo, seu filho, Ele pode trazer o homem de volta para os braços do criador.
Muitas pessoas ainda andam longe do criador, mas Deus espera ansiosamente para toma-lo em seus braços amorosos, porque o preço já foi pago através do sangue de Jesus derramado na cruz por causa dos nossos pecados.
Ilustração:

MEU DUAS VEZES (O BARQUINHO)

História de domínio público, adaptada e desenhada pela Pra Gabriela Pache de Fiúza







Video:
http://www.youtube.com/watch?v=pLRlb9fJRoU

Música:




Meu Barquinho (Giselli Cristina)
O vento balançou meu barco em alto mar
O medo me cercou e quis me afogar
Mas então eu clamei ao filho de Davi
Ele me escutou, por isso estou aqui
O vento ele acalmou, o medo repreendeu
Quando ele ordenou, o mar obedeceu

Não temo mais o mar, pois firme está minha fé
No meu barquinho está Jesus de Nazaré
Se o medo me cercar ou se o vento soprar
Seu nome eu clamarei, ele me guardará
Não temo mais o mar, pois firme está minha fé
No meu barquinho está Jesus de Nazaré
Se o medo me cercar, ou se o vento soprar
Seu nome eu clamarei, ele me socorrerá

Oh, aleluia, a palavra do senhor diz mil cairão ao teu lado
Dez mil a tua direita, mas tu não serás atingido!
Se o vento soprar contra a tua vida
Clame o nome de Jesus e ele te socorrerá!

Fontes:
http://pastoreandokids.blogspot.com.br
http://blogtiale.blogspot.com.br/
http://www.escoladominical.net/
http://jorgianecarvalho.blogspot.com.br/
http://www.apec.net.br/
http://miriangalli.blogspot.com/
http://blogtiale.blogspot.com.br/2011/10/acalmando-tempestades.html
http://portalsementinhakids.com/historinhas-para-evangelizar/meu-duas-vezes-o-barquinho/
http://apascentarospequeninos.blogspot.com.br/2012/03/jesus-acalma-tempestade.html

Relacionando com a Segunda Doutrina!
JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO

Rosto do LEÃO:
Contemplamos o Batizador poderoso com o Espírito Santo e com Fogo.

JESUS CRISTO, O BATIZADOR NO ESPÍRITO SANTO
Jesus Cristo como Batizador no Espírito Santo é tipificado no ROSTO DE LEÃO.
Temos o seguinte esboço para o estudo desta doutrina:
A . O “rosto de leão” = Jesus Cristo o Batizador no Espírito Santo.
B . Evangelho = JOÃO
C . Como apresenta Jesus = Como “Filho de Deus”
D . Símbolo do Batismo no Espírito Santo = Pomba
E . Cor simbólica na bandeira = Ouro (amarela)

A . O segundo rosto que Ezequiel viu foi o “ROSTO DE LEÃO” representando Jesus Cristo como Batizador no Espírito Santo. Quando lemos na Palavra de Deus que Sansão, Davi e Benaia mataram um leão (Juízes 14:5-6, I Samuel 17:34-36, II Samuel 23:20), sempre pensamos que pessoas muito valentes; isto porque o leão é símbolo de força e poder. O primeiro e o último livro da Bíblia falam de Jesus como leão. A profecia “Judá é um leãozinho” (Gên. 49:9) é referente a Jesus, que viria da tribo de judá. Será cumprida ainda no futuro, como lemos no último livro da Bíblia:
“E disse-me dos anciões: Não chores, eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu para abrir e desatar os sete selos”. (Ap. 5:5)
Este Leão que disse: “É me dado todo o poder no céu e na terra” (Mat. 28:18), foi reconhecido por João Batista como o Batizador no Espírito Santo: ” … Aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu… Ele vos batizará com o Espírito Santo…” (Mat. 3:11).
Nos últimos dias do seu ministério Jesus disse: “… Convém que eu vá, porque se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas se eu for enviar-vo-lo-ei”. (João 16:7).
Pouco antes de Sua ascensão, Jesus disse: ” …na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo não muito depois destes dias”. (Atos 1:5) Jesus considerou tão importante o Batismo no Espírito Santo que ordenou aos Seus discípulos: “Ficai, porém, na cidade de Jerusalém até que do alto sejais revestidos de PODER”, (Lucas 24:49)
Esta promessa concretizou-se no Dia de Pentecostes. Vejamos o relato em Atos 2:1-4. “E cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e de repente veio do céu um som, como de um vento veemente impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”. Está ainda de pé a mesma promessa? Sim; “Porque a promessa voz diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar”. (Atos 2:38-39)
Esta preciosa promessa tornou-se realidade desde os tempos apostólicos. Vejamos os acontecimentos em Samaria, Cesaréia e Éfeso:
Um ano após o Pentecostes, em Samaria, os samaritanos “receberam o Espírito Santo”. (Atos 8:1-24). O falarem línguas como manifestação do Espírito é evidente, porque Simão, o mágico, ofereceu dinheiro pelo poder de transmitir este dom manifestado diante de seus olhos.
Oito anos depois do Pentecostes (Atos 10:1-48), em Cesaréia, Cornélio, um gentio, com “muitos que ali se haviam ajuntado”, estavam ouvindo as palavras de Pedro, quando caiu o Espírito Santo sobre eles e”… todos quantos tinham vindo com Pedro maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios… Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus”. (Atos 10:44-46).
Vinte anos depois do Dia de Pentecostes (Atos 19:1-6), em Éfeso, veio o Espírito Santo sobre uns doze varões que estavam ouvindo a palavra de Paulo, e “falavam línguas e profetizavam”… (Atos 19:6).

B. O EVANGELHO de João apresenta Jesus, o Batizador “que batiza com o Espírito Santo”. (João 1:32-33).
C. João apresenta Jesus, o Batizador, como “FILHO DE DEUS” e afirma: “Estes, porém foram escritos para que creias que Jesus é o Cristo, o FILHO DE DEUS”. (João 20:31). Seu Evangelho foi escrito para os crentes de todas as raças, línguas e tribos. João não apresenta a origem humana de Jesus, mas abre o seu Evangelho com a afirmação positiva de Sua divindade. “No princípio era o Verbo… e Verbo era Deus”. (João 1:1).
O próprio Jesus identificou-se com o Pai: “… dizia que Deus era Seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus”. (João 5:18). Aceitou-se a exclamação de Tomé, “Senhor meu, e Deus meu!” (João 20:28). Afirmou Sua eternidade: “Antes que Abraão existisse, EU SOU”. (João 8:58).
D. O Símbolo do Batismo no Espírito Santo é a POMBA. (Mat. 3:16).
E. Este aspecto do Evangelho Quadrangular está simbolizado na bandeira pela cor de ouro, tipificando o fogo celestial do Espírito Santo.

Fonte: 
http://apascentarospequeninos.blogspot.com.br/2012/03/jesus-acalma-tempestade.html


Jesus acalma a tempestade

 Jesus acalma a tempestade
p/ Memorizar: “O Senhor abençoará o seu povo com Paz!” Salmo 29.11 - Leitura Bíblica: Marcos 4.35-41

35 Naquele dia, de tardinha, Jesus disse aos discípulos: —Vamos para o outro lado do lago. 36 "Então eles deixaram o povo ali, subiram no barco em que Jesus estava e foram com ele; e outros barcos o acompanharam."


37 De repente, começou a soprar um vento muito forte, e as ondas arrebentavam com tanta força em cima do barco, que ele já estava ficando cheio de água.


38 Jesus estava dormindo na parte detrás do barco, com a cabeça numa almofada. Então os discípulos o acordaram e disseram: —Mestre! Nós vamos morrer! O senhor não se importa com isso?


39 Então ele se levantou, falou duro com o vento e disse ao lago: —Silêncio! Fique quieto! O vento parou, e tudo ficou calmo. 40 Aí ele perguntou: —Por que é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não têm fé? 41 E os discípulos, cheios de medo, diziam uns aos outros: —Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?!







(Mostre a figura de uma tempestade no mar). Quem já conhece o mar? Ele é muito bonito, mas também é muito perigoso. Vocês já viram ondas grandes como aquelas que vemos em filmes, que jogam o barco ou navio de um lado para outro, sem que o piloto possa fazer alguma coisa?
Os discípulos ficaram admirados com o poder de Jesus. Eu também ficaria se estivesse lá. Que bom termos Jesus, que é tão poderoso, perto de nós. Por isso, não precisamos ter medo quando estamos sozinhos, no escuro, quando cai um temporal, etc. 
Fonte: Editora Cristã Evangélica - A VIDA DE JESUS e alguns de seus milagres (10).
O barco todo feito em EVA e os fantoches de pratinho de bolo de papel.


Moldes: http://blogtiale.blogspot.com.br/2011/08/o-barco-quase-virou-jesus-acalma.html



 


















Atividades:










Outros visuais:





Nenhum comentário:

Postar um comentário