quinta-feira, 15 de maio de 2014

Aula 18 – Parábola do Semeador

Aula 18 – Parábola do Semeador



Texto Bíblico:
“Pois aquilo que o homem plantar, certamente colherá”. (Mateus 13:18)
“Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de água, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará” (Salmos 1:3)
“Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus.” Mateus 7:17

Objetivos:
Vamos hoje aprender mais uma Parábola que Jesus contou: a Parábola do Semeador. Queremos mostrar para as crianças que a palavra de Deus, pode dar frutos e resultar em mudanças na nossa vida - mas para isso, temos que ser uma “terra boa” onde Deus possa plantar sua semente para ela crescer e frutificar numa vida de santidade. Vamos orar para que o coração de cada aluno seja uma terra fértil onde o Senhor vai habitar. E não vamos esquecer de relacionar com a doutrina da nossa Igreja, mostrando que o Espirito Santo nos sustenta em todo o tempo.

Texto Bíblico: Lucas 8:4 a 15 , Mateus 13:1 a 9, Marcos 4: 1 a 9
Sugestão para o desenvolvimento da aula:: Você pode levar algumas sementes e espalhá-las pela classe. Leve um vaso com terra muito dura, um com espinhos e galhos, e outro com a terra fofinha. No começo da história você pergunta quem viu as sementinhas no chão... ih! Acho que todo mundo pisou nelas ! E assim vai contando a história e explicando cada etapa..

Ministração: Jesus estava ensinando o povo, próximo ao lago de Galiléia e uma grande multidão ficou a sua volta. Era tanta gente que Ele nem conseguia falar direito. Então, sabem o que Ele fez? Jesus entrou em um barquinho, sentou-se e começou a contar uma história sobre um semeador...
Vocês sabem o que faz um semeador ? ( Deixe que as crianças falem e se elas não souberem, explique - o semeador é aquele que prepara a terra e planta a semente). Pois então, ess esemeador começou a plantar...
A primeira semente caiu no caminho e adivinhem o que aconteceu... as pessoas pisaram nela e como estava à vista, na beira do caminho, os passarinhos passaram e a comeram.
A segunda semente caiu numa terra onde havia pedras e muito pouca terra... logo que a sementinha caiu, brotou, mas não durou nada porque a terra era muito seca e a plantinha não conseguia crescer.
A terceira semente foi plantada no meio dos espinhos ... Vocês acham que ela conseguiu crescer ? Jesus contou que não, porque ela não tinha espaço, ficou abafada entre os espinhos e não cresceu.
Mas a quarta sementinha foi plantada em terra boa ! A terra era fofa, e havia bastante espaço para ela crescer... a semente brotou e ficou uma planta bonita e saudável. Jesus então explicou o que Ele queria dizer com esta história : O semeador é aquele que fala de Jesus e a semente é a palavra de Deus, seus ensinamentos, e a terra?? Quem é a terra?? A TERRA somos nós, é isto mesmo, somos nós! Enquanto a tia está falando, vocês são como a terra! Muitos ouvem a palavra, a ministração da tia, dos pais e não estão nem ai. É como a 1ª semente, que fica largada: as pessoas escutam a palavra de Deus e logo se esquecem, a semente da palavra não entra na sua vida!
A segunda semente, caiu na terra seca e com muitas pedras: são aquelas pessoas que ouvem de Jesus mas logo se interessam pelas coisas erradas, são como plantinhas sem raiz, preferem ficar em casa assistindo tv, sair pra balada e não vivem as bênçãos que a palavra trás.
A terceira semente que caiu no meio de espinhos: a terra são aquelas pessoas que por qualquer probleminha ( acordar cedo para vir à igreja, ou ter que obedecer a mamãe e o papai...) esquecem da palavra de Deus.
Mas existem aqueles como vocês, que ouvem a palavra de Deus, e procuram fazer tudo direitinho... e se fazem algo errado vão correndo contar para Jesus, pedir perdão e ajuda para melhorar !
Essas pessoas são como a terra boa, a palavra de Deus está sempre na vida delas!
A sementinha precisa do que para crescer ? Pois é... precisamos molhar a plantinha todos os dias e a oração é como se fosse um regador que jorra água e nos dá vida ! Vamos cuidar da semente que Deus plantou em nós?? Vamos também cuidar da nossa vida com Jesus no coração? Temos que querer que a nossa vida seja como uma terra boa onde Jesus planta coisas boas no nosso coração e nós fazemos tudo o que lhe agrada.

Sugestão 1: Leve sementes, algodão, terra e um recipiente. Coloque algodão no recipiente e peça para que cada criança coloque uma sementinha. Faça com que todas as crianças participem desse momento. Depois, regue e leve para a casa. Quando começar a florescer, leve para o culto novamente, e não se esqueça de lembrá-los que a planta só nasce e cresce quando existe um solo bom e fértil. 

Sugestões do site: 
http://historiasdasementinha.blogspot.com.br/2013/01/a-parabola-do-semeador.html

A parábola do semeador


Certo homem saiu a semear... A parábola do semeador é a ilustração
de como é o coração humano, cada um tem uma forma peculiar.
Que possamos ter um coração fértil para que o Espírito Santo
possa frutificar em nossas vidas e que também estejamos dispostos
a nos tornar semeadores da Palavra de Deus.









Sugestão do site: 
http://apascentarospequeninos.blogspot.com.br/2011/01/o-semeador.html

O semeador


Texto Bíblico: Mateus13.1-23
Marcos 4.1-20; Lucas 8.4-15

Figura 1

Um dia, enquanto Jesus ensinava a beira mar, Ele contou em forma de parábola a história do semeador.
Figura 2

Uma grande multidão se reuniu ao redor de Jesus enquanto ele falava: "Um semeador saiu a semear. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho, as aves vieram e comeram as sementes."
Figura 3

Outra parte das sementes caiu num lugar cheio de pedras, onde havia pouca terra, logo nasceu. Porque a terra não era profunda o Sol a queimou e, como não tinha raiz, secou.

Figura 4

Algumas sementes cairam entre espinhos. Estes cresceram e sufocaram as sementes e elas não deram frutos. Finalmente, uma parte caiu em terra fértil e boa, cresceu, deu frutos e produziu muito.
Figura 5

Esta parábola Jesus contou àquela multidão e explicou: "O semeador semeia a palavra, o lugar que representa a beira do caminho são as pessoas que, quando ouvem a palavra de Deus, endurecem o coração e não aceitam
o que Deus tem a dizer.
Figura 6

Assim também são os lugares cheios de pedras, são as pessoas que ouvem a palavra de Deus e a recebem com alegria mas, ao enfrentarem dificuldades na vida, acabam se afastando da palavra de Deus.
Figura 7

Os seres humanos, comparados aos lugares cheios de espinhos, são àqueles que amam as coisas desse mundo como, por exemplo; as riquezas, mais do que amam a Deus, e quando recebem a palavra de Deus, sufocam-na e não deixam que dê frutos.
Figura 8

Porém existem aquelas pessoas que são como a terra fértil e boa. Ao ouvirem a palavra de Deus, recebem-na e guardam-na com muita fé e dão muitos frutos.
Figura 9

É bom que sejamos como a terra boa e fértil. Ao ouvir a palavra de Deus, devemos guardá-la para produzir bons e muitos frutos.
Figura 10



Música:


Sementinha (Aline Barros)
O semeador saiu a semear
jogou a sementinha para a terra cultivar
Um pouco da semente caiu pelo caminho
Vieram os passarinhos, começaram a ciscar

Xô, xô, xô, xô, passarinho!
Deixa a sementinha para a terra cultivar
Xô, xô, xô, xô, passarinho!
Deixa a sementinha para a terra cultivar

Um tanto de sementes caiu entre as pedrinhas
Ficaram tão fraquinhas e morreram no calor
Uma outra parte caiu entre os espinhos
E foram sufocadas, espetadas. Que horror!

Ufa, ufa, ufa! Que sol escaldante!
minha sementinha foi ele quem secou
Ufa, ufa, ufa! Que espinho petulante!
minha sementinha espetou e sufocou

Então, o semeador lançou em boa terra
enfim a sementinha conseguiu frutificar
depois multiplicou formando um pomar
e o semeador , então pode se alegrar

tum, tum, tum, o seu coraçãozinho!
é a boa terra pra semente florescer

tum, tum, tum, Jesus lança a semente!
mas só frutifica se de fato você crer (2x)

Vídeo:



Atividades:













Fontes:
http://pastoreandokids.blogspot.com.br
http://blogtiale.blogspot.com.br/
http://www.escoladominical.net/
http://jorgianecarvalho.blogspot.com.br/
http://www.apec.net.br/
http://miriangalli.blogspot.com/
http://portalsementinhakids.com/desenhos-coloridos-para-historias-biblicas/parabola-do-semeador/
http://historiasdasementinha.blogspot.com.br/2013/01/a-parabola-do-semeador.html
http://apascentarospequeninos.blogspot.com.br/2011/01/o-semeador.html


Relacionando com a Segunda Doutrina!

JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO

Rosto do LEÃO:
Contemplamos o Batizador poderoso com o Espírito Santo e com Fogo.

JESUS CRISTO, O BATIZADOR NO ESPÍRITO SANTO
Jesus Cristo como Batizador no Espírito Santo é tipificado no ROSTO DE LEÃO.
Temos o seguinte esboço para o estudo desta doutrina:
A . O “rosto de leão” = Jesus Cristo o Batizador no Espírito Santo.
B . Evangelho = JOÃO
C . Como apresenta Jesus = Como “Filho de Deus”
D . Símbolo do Batismo no Espírito Santo = Pomba
E . Cor simbólica na bandeira = Ouro (amarela)

A . O segundo rosto que Ezequiel viu foi o “ROSTO DE LEÃO” representando Jesus Cristo como Batizador no Espírito Santo. Quando lemos na Palavra de Deus que Sansão, Davi e Benaia mataram um leão (Juízes 14:5-6, I Samuel 17:34-36, II Samuel 23:20), sempre pensamos que pessoas muito valentes; isto porque o leão é símbolo de força e poder. O primeiro e o último livro da Bíblia falam de Jesus como leão. A profecia “Judá é um leãozinho” (Gên. 49:9) é referente a Jesus, que viria da tribo de judá. Será cumprida ainda no futuro, como lemos no último livro da Bíblia:
“E disse-me dos anciões: Não chores, eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu para abrir e desatar os sete selos”. (Ap. 5:5)
Este Leão que disse: “É me dado todo o poder no céu e na terra” (Mat. 28:18), foi reconhecido por João Batista como o Batizador no Espírito Santo: ” … Aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu… Ele vos batizará com o Espírito Santo…” (Mat. 3:11).
Nos últimos dias do seu ministério Jesus disse: “… Convém que eu vá, porque se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas se eu for enviar-vo-lo-ei”. (João 16:7).
Pouco antes de Sua ascensão, Jesus disse: ” …na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo não muito depois destes dias”. (Atos 1:5) Jesus considerou tão importante o Batismo no Espírito Santo que ordenou aos Seus discípulos: “Ficai, porém, na cidade de Jerusalém até que do alto sejais revestidos de PODER”, (Lucas 24:49)
Esta promessa concretizou-se no Dia de Pentecostes. Vejamos o relato em Atos 2:1-4. “E cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e de repente veio do céu um som, como de um vento veemente impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”. Está ainda de pé a mesma promessa? Sim; “Porque a promessa voz diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar”. (Atos 2:38-39)
Esta preciosa promessa tornou-se realidade desde os tempos apostólicos. Vejamos os acontecimentos em Samaria, Cesaréia e Éfeso:
Um ano após o Pentecostes, em Samaria, os samaritanos “receberam o Espírito Santo”. (Atos 8:1-24). O falarem línguas como manifestação do Espírito é evidente, porque Simão, o mágico, ofereceu dinheiro pelo poder de transmitir este dom manifestado diante de seus olhos.
Oito anos depois do Pentecostes (Atos 10:1-48), em Cesaréia, Cornélio, um gentio, com “muitos que ali se haviam ajuntado”, estavam ouvindo as palavras de Pedro, quando caiu o Espírito Santo sobre eles e”… todos quantos tinham vindo com Pedro maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios… Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus”. (Atos 10:44-46).
Vinte anos depois do Dia de Pentecostes (Atos 19:1-6), em Éfeso, veio o Espírito Santo sobre uns doze varões que estavam ouvindo a palavra de Paulo, e “falavam línguas e profetizavam”… (Atos 19:6).

B. O EVANGELHO de João apresenta Jesus, o Batizador “que batiza com o Espírito Santo”. (João 1:32-33).
C. João apresenta Jesus, o Batizador, como “FILHO DE DEUS” e afirma: “Estes, porém foram escritos para que creias que Jesus é o Cristo, o FILHO DE DEUS”. (João 20:31). Seu Evangelho foi escrito para os crentes de todas as raças, línguas e tribos. João não apresenta a origem humana de Jesus, mas abre o seu Evangelho com a afirmação positiva de Sua divindade. “No princípio era o Verbo… e Verbo era Deus”. (João 1:1).
O próprio Jesus identificou-se com o Pai: “… dizia que Deus era Seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus”. (João 5:18). Aceitou-se a exclamação de Tomé, “Senhor meu, e Deus meu!” (João 20:28). Afirmou Sua eternidade: “Antes que Abraão existisse, EU SOU”. (João 8:58).
D. O Símbolo do Batismo no Espírito Santo é a POMBA. (Mat. 3:16).
E. Este aspecto do Evangelho Quadrangular está simbolizado na bandeira pela cor de ouro, tipificando o fogo celestial do Espírito Santo.


 Outros desenhos:

http://portalsementinhakids.com/desenhos-coloridos-para-historias-biblicas/parabola-do-semeador/

PARÁBOLA DO SEMEADOR








Nenhum comentário:

Postar um comentário